postado em 08/06/2009 10:53
A edição 2009 de Roland Garros pode haver tido em sua chave de simples quatro brasileiros - o maior número em cinco anos -, porém acabou diminuindo o peso do país no ranking de entradas. Ao final, Marcos Daniel caiu no ranking de entradas, e novamente não há tenistas canarinhos no top 100 da lista.
No início de maio, o Brasil havia interrompido uma sequencia de 13 meses sendo representado no seleto grupo com a queda de Thomaz Bellucci, que não conseguiu defender neste ano pontos referentes a eventos challengers da última temporada. Em ascensão, Daniel só deixou essa ausência durar uma semana, visto que rapidamente se colocou como número 97 do mundo. A derrota para Rafael Nadal na estreia do Aberto da França, porém, tirou-lhe novamente essa condição, e cinco postos foram perdidos nesta segunda-feira.
Para piorar a situação do tênis nacional, Bellucci acabou seguindo em queda livre. Eliminado na segunda rodada do Challenger de Projestov na última semana, o paulista manteve-se em baixa e despencou da 120ª para a 134ª posição do ranking. Assim, quem ratificou a condição de segundo melhor do país foi Thiago Alves, que permaneceu em 117º após entrar na chave em Paris como lucky loser e se despedir na primeira fase. Ambos os tenistas, por outro lado, tentarão ganhar terreno já nesta semana, em Lugano.
O challenger suíço ainda contará com a presença de mais dois brasileiros, Ricardo Hocevar e Franco Ferreiro. Diferentemente dos compatriotas, eles conseguiram avançar na lista de entradas, ganhando sete postos cada um. Assim, o tenista de São Paulo subiu para o 150º lugar, o melhor de sua carreira, enquanto que o de Uruguaiana, que furou o qualificatório na França, passou à 178ª colocação.
Confira quem são os melhores brasileiros no ranking de entradas:
102. Marcos Daniel (BRA) - 735
117. Thiago Alves (BRA) - 662
135. Thomaz Bellucci (BRA) - 571
150. Ricardo Hocevar (BRA) - 495
178. Franco Ferreiro (BRA) - 411
200. Ricardo Mello (BRA) - 353
227. João 'Feijão' Souza (BRA) - 315