Superesportes

Evolução do carro deixa Bruno Senna otimista para prova

;

postado em 09/06/2009 14:24
Ainda sonhando com uma vaga na Fórmula 1, Bruno Senna se dedica às provas de longa duração nesta temporada. Ele chegou a Le Mans na última segunda-feira satisfeito com a evolução do carro da equipe francesa Oreca nos testes realizados na semana passada em Paul Ricard. Ao lado dos companheiros, o monegasco Stephane Ortelli e o português Tiago Monteiro, o brasileiro avaliou as novidades aerodinâmicas introduzidas no Oreca-Courage LC70-AIM. "Rodamos mais de mil quilômetros em dois dias. O objetivo era também permitir a adaptação à noite, já que grande parte da prova será disputada neste período. O Tiago também ainda não havia andado neste carro, então os ensaios foram bastante úteis. O carro está mais rápido e seguro em curvas de alta", explicou Bruno Senna, unico brasileiro inscrito na classe LMP1, destinada aos maiores favoritos à vitória na classificação geral. No entanto, o piloto reconhece que as versões turbodiesel da Audi e da Peugeot serão as principais forças no grid da 77ª edição das 24 Horas de Le Mans, tradicional corrida de longa duração, com largada marcada para as 10h (de Brasília) deste sábado. O evento conta com a participação de 55 carros de quatro categorias - os protótipos da LMP1 e LMP2 e os grã-turismo da GT1 e GT2. Os treinos livres começam nesta quarta-feira, com uma sessão das 11h às 19h (de Brasília). Piloto pode ser o substituto de Barrichelo na F-1Embora admita que o ritmo do novíssimo Audi A15 e do Peugeot 908 será praticamente impossível de acompanhar, Bruno acredita em um bom resultado. "O fundamental será não cometer erros e acertar na estratégia de corrida. Se chegarmos ao final, dependendo do que acontecer com os favoritos, podemos até nos dar bem. Nosso trio está bastante equilibrado. Os pilotos são rápidos, embora essa nem seja a principal virtude em Le Mans. O que conta mais aqui é a consistência e a tocada limpa, para evitar os acidentes", disse. O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna estreou na Le Mans Series com o 3º lugar em Barcelona e não completou em Spa-Francorchamps devido a uma batida. Antes de voltar a pensar na Fórmula 1, ele procura aproveitar o período de aprendizado. "Estou gostando desta experiência. Além do elevado nível tecnológico dos protótipos, estou aprendendo bastante alguns aspectos que me serão úteis mais adiante, como saber liderar uma equipe e trabalhar no desenvolvimento dos carros", declarou. Mais experiente dos representantes da Oreca, Stephane Ortelli integrou a equipe campeã em 1998. Já Tiago Monteiro correu apenas uma vez em Le Mans. "O Ortelli tem uma enorme bagagem na prova e será muito útil, sem dúvida. Além disso, o espírito de equipe está ótimo. Todos estão ansiosos e confiantes num bom desempenho", observou Bruno. A Audi, com o modelo A8 em 2004 e 2005 e o A10 tricampeão de 2006 a 2008, vem dominando a corrida na pista de 13.650 metros, onde a velocidade dos esporte-protótipos pode superar os 350 km/h. A marca alemã conta com três carros. O dinamarquês Tom Kristensen defende o título do ano passado novamente ao lado do escocês Allan McNish e do italiano Rinaldo Capello. Com oito conquistas desde 1997, Kristensen é o maior vencedor da competição inaugurada em 1923 e que desde então só deixou de ser realizada em 1936. Em homenagem aos 60 anos da primeira das nove vitórias da Ferrari em Le Mans, obtida por Luigi Chinetti e Lord Seldson com o modelo 166 MM em 1949, o presidente da fábrica italiana, Luca di Montezemolo, foi convidado para dar a largada. Os organizadores esperam que o público recorde de mais de 250 mil torcedores em 2008 seja superado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação