postado em 09/06/2009 16:38
Depois de conquistar o título em Roland Garros e quebrar uma sequência de três vice-campeonatos consecutivos na capital francesa, o suíço Roger Federer resolveu abdicar de tentar o hexacampeonato em Halle para descansar visando a disputa de Wimbledon.
O número 2 do mundo estrearia na Alemanha nesta quarta-feira diante do israelense Harel Levy, mas alegou uma sobrecarga de jogos e reconheceu que não está em plenas condições físicas para participar do ATP 250 de Halle, disputado no piso de grama como preparação para Wimbledon, previsto para começar no dia 22 de junho.
Federer se desculpou com torcedores, adversários e organizadores, porém esclareceu que não pode se "arriscar" a sofrer uma lesão e disse que precisa "descansar". Campeão em Halle nas temporadas de 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, ele promete voltar ao torneio em breve.
"Farei o possível para retornar a Halle em 2010 e somar meu sexto título. É um dos meus torneios preferidos no circuito", declarou. Desta forma, o principal favorito na Alemanha passa a ser o sérvio Novak Djokovic, que venceu o italiano Simone Bolelli na estreia e pega o francês Florent Serra na segunda rodada.
Assim, Roger Federer e Rafael Nadal estão na mesma situação, já que o espanhol também não defende o título conquistado em Queens na última temporada. Nesta terça-feira, o espanhol que se recupera de dores nos joelhos confirmou presença em Wimbledon, torneio no qual pode perder a liderança do ranking mundial para o suíço.