postado em 10/06/2009 09:01
Fazia tempo que o Brasiliense não jogava tão bem no Serejão. O desempenho do time se refletiu no comportamento da sempre impaciente e minúscula torcida, desta vez vibrante, principalmente durante o excelente primeiro tempo. Na noite de ontem, a equipe candanga despachou o Bahia por 3 x 0 e garantiu a vice-liderança provisória da Série B do Campeonato Brasileiro ; a sexta rodada termina no sábado.
Após quatro vitórias no torneio e aproveitamento de 100% (três triunfos) no Serejão, o Brasiliense mostra que pode se firmar entre os favoritos ao acesso. A equipe vem funcionando muito bem sob o comando do técnico Roberval Davino. Os jogadores, grande parte deles com qualidade de sobra para disputar a competição, sabem o que fazer em campo, trocam passes com eficiência e mudam de posição sem comprometer o desempenho geral.
O primeiro tempo foi arrasador. Nos dois primeiros minutos, os atacantes Chimba e Fábio Júnior desperdiçaram ótimas chances. Aos quatro, Fábio Júnior se redimiu. Após receber passe do meia Iranildo, driblou o zagueiro Evaldo, chutou com força e abriu o placar. Foi o quinto gol do veterano centroavante nesta Série B, em seis jogos disputados. Aos 34, Iranildo arriscou de fora da área e marcou um golaço, no ângulo: Jacaré 2 x 0.
Mas o ímpeto amarelo diminuiu no segundo tempo. O Brasiliense entrou em campo com 10 jogadores, pois o meia Éder, que atuou como ala-esquerdo, fora expulso no fim da primeira etapa por agredir o meia Roberto, do Bahia. Para não perder um jogador da posição, Davino abriu mão do talento de Iranildo e colocou o lateral-esquerdo Kaká. Depois, trocou o ala-direito Júlio César pelo volante Didão e Fábio Júnior pelo jovem atacante Thiago Félix.
O Bahia foi liquidado por Didão. Aos 33 minutos, o cabeça de área recebeu do veloz Chimba, que puxara o contra-ataque, bateu no canto, com firmeza. O adversário não desanimou com o placar de 3 x 0 e ainda tentou o gol de honra, sem sucesso. Ao fim da partida, Brasiliense e torcida saíram satisfeitos um com o outro, numa combinação que rendeu ao Serejão, finalmente, uma noite de verdadeiro futebol.
Na próxima rodada, terça-feira, contra a Portuguesa, no Canindé, além de Éder, o Brasiliense terá os desfalques de Júlio César e do volante César Gaúcho, que receberam o terceiro cartão amarelo.
Brasiliense 3
Guto; César Gaúcho, Cris e Ailson; Júlio César (Didão), Juninho, Pedro Ayub, Éder e Iranildo (Kaká); Chimba e Fábio Júnior (Thiago Félix)
Técnico: Roberval Davino
Bahia 0
Marcelo; Marcos, Nen, Evaldo (Paulo Roberto) e Rubens Cardoso (Ávine); Leandro, Élton (Joélson), Roberto e Hernani; Rogério e Lima
Técnico: Alexandre Gallo
Gols: Fábio Júnior, aos quatro, e Iranildo, aos 34 minutos do primeiro tempo; Didão, aos 33 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: César Gaúcho, Júlio César, Didão, Lima e Élton
Cartão vermelho: Éder
Renda: R$ 15.221
Público: 4.546 pagantes