postado em 10/06/2009 10:04
A chegada de Wagner Diniz, do São Paulo, por empréstimo, pode não ter sido a última contratação do Santos para a lateral direita. Setor constantemente criticado por torcedores e pelo próprio técnico Vagner Mancini, que por várias vezes pediu a contratação de um jogador para a posição, a ala pode receber mais um reforço em breve.
Os nomes mais comentados nos bastidores do clube são os de Maranhão, do Guarani, e Ibarra, do Boca Juniors, da Argentina. O primeiro seria uma aposta da diretoria santista, pois se trata de um jovem atleta (23 anos). No entanto, o Guarani pretende negociar Maranhão em definitivo, o que atrapalharia os planos alvinegros.
Já com relação a Ibarra, a situação seria menos complicada. O lateral tem o seu vínculo se encerrando no final deste ano com o Boca e poderia ser liberado pelos Xeneizes para o Peixe. Caso a negociação não aconteça, Ibarra poderia ser tratado como uma opção para a próxima temporada, já que o Santos acredita ter totais condições de estar ao final do Campeonato Brasileiro entre os classificados para a disputa da próxima Copa Libertadores da América.
Na segunda-feira, o diretor de futebol, Adilson Durante Filho, já havia comentado sobre o assunto em entrevista no CT Rei Pelé. Indiretamente, o dirigente deixou claro que o Peixe terá mesmo que buscar um outro ala, pois poderá perder Luizinho e Wagner Diniz, cujos empréstimos se encerram no final do ano.
"Estamos pensando no nosso planejamento de 2010. Todo mundo sabe que o nosso objetivo é ganhar uma vaga para a Libertadores do ano que vem e, consequentemente, o título brasileiro deste ano. Mas o fato é que na lateral temos dois jogadores emprestados", recordou o dirigente.
"Então, se não houver acerto para a permanência do Diniz, apesar de o São Paulo ter deixado o compromisso de conversarmos a respeito disso no final do ano, estamos no mercado, procurando nos antecipar às outras equipes. Não podemos correr o risco de sofrermos essas baixas em janeiro e começar o ano que vem sem um lateral direito", ponderou Durante Filho.
É neste perfil de Copa Libertadores que se encaixa Ibarra. Experiente, o jogador argentino de 35 anos esteve com o Boca Juniors na conquista de quatro títulos continentais Libertadores: 2000, 2001, 2003 e 2007. Além disso, o atual dono da posição, Luizinho, deixou em aberto a possibilidade de deixar a Vila, caso perca espaço no time com a chegada de Wagner Diniz ou de um outro reforço para a posição.
"Sondagens sempre existem. Alguns clubes nos procuram, para ver como está a nossa situação. Não podemos descartar nada. Estou muito feliz aqui no Santos, mas, de repente, pode vir alguma proposta de outra equipe do Brasil ou até mesmo do exterior. E se for um negócio muito bom para mim, tenho que pensar no meu futuro", disse Luizinho, em entrevista à Rádio Cultura.