postado em 10/06/2009 13:39
Uma apresentação abaixo da média fez a Holanda suar bastante para bater o Japão, mas ainda assim a seleção europeia venceu sem perder sets o seu primeiro compromisso no torneio de vôlei feminino Montreux Volley Masters. As parciais, construídas em 1h14, foram de 25/22, 25/23 e 25/19.
A partida equilibrada marcou o início de um novo ciclo para a equipe dos Países Baixos, que após ficar fora dos Jogos Olímpicos de 2008 promoveu uma renovação em seu elenco - apenas seis jogadores comandadas por Severein Lodewijk estiveram, por exemplo, com o mesmo técnico da competição em Montreux no ano passado, quando terminaram na quarta colocação.
No primeiro desafio do novo time, a vitória veio, mas somente depois de muito trabalho. Cometendo 20 erros em todo o encontro, as holandesas estiveram a perigo até no segundo set, em que desperdiçaram grande vantagem e permitiram a reação das orientais até fechar por 25/23. No fim, o maior destaque das campeãs europeias de 1995 foi a oposto e capitã Manon Flier, autora de 20 pontos. Nascida na Bélgica e naturalizada pelo país vizinho, Staelens Chaine também se destacou, contribuindo com 16.
Após largar na frente no grupo B, o qual lidera ao lado de Cuba, a Holanda volta à quadra suíça nesta quinta-feira, quando desafia a Itália, segunda colocada do ranking mundial da FIVB (Federação Internacional de Vôlei). O Japão, por sua vez, busca a recuperação apenas na sexta, também diante do time azzurro.