postado em 11/06/2009 11:13
O atraso na saída do voo do Rio de Janeiro em quase duas horas e a chegada a Brasília às 14h não tirou a tranquilidade da equipe do Flamengo. Mesmo com a ausência da tradicional e calorosa recepção da torcida rubro-negra no aeroporto da capital federal, o clima entre os jogadores era de otimismo. ;O Universo é bastante forte e vai dar trabalho, mas nós entramos para ganhar", afirmou o veterano Marcelinho.
Hospedados no hotel Kubitschek Plaza, os atletas tiveram pouco tempo para descansar. Às 17h, eles seguiram para o Ginásio Nilson Nelson, onde realizaram o último treino antes da primeira partida do playoff final do Novo Basquete Brasil (NBB), o Campeonato Brasileiro masculino, contra o Universo BRB, hoje, às 12h. Pouco prestigiados pela torcida ; não chegaram a vinte os torcedores que passaram para dar uma espiadinha;, os rubro-negros mostraram bastante concentração durante o treino, que foi focado na série de arremessos.
;É importante pegar as referências do ginásio. É um esporte de precisão, os jogadores têm de estar com a mão calibrada;, explicou o técnico Paulo Chupeta sobre a importância dos atletas treinarem mesmo às vésperas de partidas decisivas. Como lição de casa os jogadores receberam um DVD de, aproximadamente 20 minutos, com lances do Universo para analisar. ;É importante localizar os pontos fortes da equipe brasiliense;, acredita Chupeta. O ala-armador Duda complementa: ;Precisamos nos atentar aos detalhes;.
Críticas
O veterano Marcelinho não esconde a insatisfação com a principal quadra de basquete de Brasília. ;Este piso de borracha não é adequado. Prejudica não só os atletas, mas também o espetáculo.; Contudo, afirma que não será uma quadra ruim que tirará o foco do time. ;Somos uma equipe experiente. Já passamos por tantas coisas ruins, como o atraso nos salários, que isso não vai ser problema;, garantiu.
Duda disse não haver favoritismo no embate, mas prometeu entrar com fôlego para garantir a vitória para os cariocas. ;Fácil não vai ser, mas vamos entrar com tudo.; ;Não vamos mudar a postura que tivemos nos playoffs. Vamos para cima deles;, concordou Marcelinho. O pivô Baby aposta na experiência do time, mas também acredita que a partida de hoje será de igual para igual. ;Na final tudo conta. Quem marcar melhor e cometer menos erros se sairá melhor. Nesta temporada perdemos a partida contra o Universo em casa, agora é jogar nosso jogo com a qualidade de final.;
O armador Hélio define a partida de hoje como difícil. ;Jogar fora de casa é sempre complicado;, avaliou. Para se preparar para o confronto final, ele conta que não tem nenhuma receita especial. ;É seguir a rotina dos treinos normalmente.; O armador aposta no ataque do Flamengo, considerado um dos melhores do campeonato.