postado em 12/06/2009 12:12
O fato de a temporada 2009 da MotoGP já estar em andamento não impede que haja alterações entre os pilotos participantes. Esta sexta-feira, por exemplo, marcou a estreia do húngaro Gabor Talmacsi na categoria. Campeão da 125cc em 2007, ele começou a expandir o grid a partir do Grande Prêmio da Catalunha, do qual já participou dos treinos livres pela Honda JiR Scot Team.
Apesar de já ter 28 anos, Talmacsi jamais havia participado da elite do motociclismo mundial até esta manhã, quando, com dificuldades já previsíveis, ficou no último lugar do primeiro treino livre em Barcelona - seu tempo, de 1min47s654, foi mais de quatro segundos pior que o do líder Valentino Rossi. "Na corrida minha meta é apenas me adaptar à motocicleta, já que esta é a primeira vez que eu a guio, mas farei o meu melhor para provar que mereço a vaga", afirmou.
Campeão da categoria 125cc em 2007 e terceiro colocado em 2008, o húngaro havia ascendido à 250cc nesta temporada, porém rescindiu seu contrato com a Aspar no mês passado, após três corridas disputadas. O motivo do fim da parceria só foi conhecido agora: em um anúncio surpreendente, ele foi contratado para ser o companheiro do japonês Yuki Takahashi na Honda JiR Scot Team, que até aqui levava apenas uma moto à pista.
Com a estreia de Talmacsi, o grid da MotoGP enfim passa a ter 19 corredores, número considerado ideal em janeiro passado, quando a Kawasaki abandonou a categoria e deixou o norte-americano John Hopkins a ver navios.