postado em 12/06/2009 15:50
A diretoria do Flamengo segue trabalhando em busca de reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Na próxima semana, o clube deverá anunciar a contratação do atacante colombiano Perea, que não faz parte dos planos do técnico do Grêmio, Paulo Autuori. O clube gaúcho pretende usar o atleta para pagar parte da dívida de R$ 7 milhões que tem com o Rubro-Negro por causa da transação que levou o meia Rodrigo Mendes, hoje no Fortaleza, para o Estádio Olímpico.
"O Flamengo vem mantendo contatos com o Grêmio por causa dessa situação da dívida envolvendo a transferência do Rodrigo Mendes para o Grêmio. O clube quer nos pagar parte em dinheiro e parte com os direitos de atletas. Portanto, nada está descartado neste sentido", disse Kléber Leite, vice-presidente de futebol do Flamengo.
Os representantes de Perea têm dado entrevistas dizendo que o jogador vê com bons olhos uma transferência para o Flamengo, por causa da grandeza do clube. Na verdade, o colombiano já não tem mais espaço no Grêmio, que hoje conta com quatro atacantes que se revezam na posição, os argentinos Herrera e Maxi López, além de Jonas e Alex Mineiro. Tanto que Perea sequer foi inscrito pelo clube gaúcho na Copa Libertadores.
Perea seria contratado para suprir a ausência deixada pelo também atacante Josiel, que está voltando ao mundo árabe. Além dele, Emerson, considerado pelo técnico Cuca como o companheiro ideal de ataque de Adriano, poderá voltar ao Catar, pois tem uma proposta milionária.
Dispensas
Fora eles, o argentino Maxi estaria sendo dispensado, assim como Arthuro, que veio do futebol russo há menos de dois meses com fama de goleador, mas que acabou se lesionando nos treinos. Sem esses nomes, Cuca conta hoje para o ataque apenas com Aleílson, jogador que veio do Águia-PA após se destacar em confrontos com o Fluminense pela Copa do Brasil, e com o próprio Imperador. Há três semanas, Obina foi negociado com o Palmeiras.
Ainda em relação ao elenco, a diretoria dispensou o volante Flamel, contratado junto ao Águia-PA, que vai para o Bonsucesso disputar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Além dele, deixou a Gávea o meia Alex Cruz, sem destino definido.
Esse atleta tinha sido indicado por Cuca após se destacar pelo Ivinhema-MS em confronto com o próprio Flamengo pela Copa do Brasil deste ano. A tendência é que o atleta retorne para o Mato Grosso do Sul.
Procura
Além de buscar um atacante, a diretoria do Flamengo também está à procura de um homem de ligação para o meio-de-campo. Como o clube desistiu oficialmente de Morais, que tem seus direitos federativos ligados ao Vasco e está emprestado ao Corinthians, o nome da vez nos corredores da Gávea é o do chileno Valdívia, atualmente no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos.