postado em 13/06/2009 18:07
O espírito goleador de Edivaldo deu ao Duque de Caxias sua primeira vitória depois de três jogos de jejum. O camisa 9 assinalou todos os gol da equipe carioca na goleada por 4 x 1 aplicada sobre o América-RN neste sábado, no Rio de Janeiro, em confronto válido pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Contanto com o líder na artilharia da Segundona, o clube que acabou de subir da terceira divisão saltou para a oitava posição, com dez pontos, apenas um abaixo do quarto colocado Vasco da Gama, última na zona de acesso à elite. Já os potiguares amargam o 11º lugar, com nove pontos.
Antes de Edivaldo mostrar seu faro de gol, os visitantes abriram o placar em belo gol de Fábio Neves, aos cinco minutos do primeiro tempo. Dois minutos depois, o centroavante do Duque empatou e virou ainda na etapa inicial, aos 38. Três minutos depois do intervalo, o atacante fez mais um e selou nos acréscimos sua tarde iluminada.
O jogo
Atuando em sua casa, o Duque de Caxias tentava trocar passes e seguia dominando o campo do América. Os nordestinos, por sua vez, tentavam impedir a proximidade dos cariocas em sua a´rea e apostavam na velocidade para contra-atacar e definir a partida.
No início do jogo, foi a estratégia alvirrubra que deu resultado. Aos cinco minutos, o meia Guaru, principal força no arranque dos natalinos, correu pela esquerda e cruzou na medida para a área. Na marca do pênalti, Fábio Neves tocou de primeira e inaugurou o marcador com um belo gol.
O técnico Guilherme Macuglia conseguiu o que queria. O jeito era segurar os donos da casa e, se possível, fazer mais um para selar o destino do confronto. Os americanos, no entanto, nem tiveram tempo para adotar os planos do treinador. Edivaldo mostrou sua cara logo depois do gol visitante.
Aos sete minutos, o grandalhão camisa 9 dos anfitriões recebeu lançamento de trás do meio-campo, ganhou de todos os zagueiros na corrida e ainda teve tempo de parar e tocar com estilo, encobrindo o goleiro nordestino. Era o primeiro do centroavante, o gol de empate.
Animados, os donos da casa mantiveram sua filosofia de ir tocando a bola até a área. Por sorte, o time tinha Edivaldo. Aos 38 minutos, uma boa jogada coletiva terminou em cruzamento da linha de fundo. Alto, o atacante nem precisou saltar para desviar de cabeça e colocar sua equipe na frente no placar.
O gol sofrido no fim do primeiro tempo desanimou o América. E outro revés logo depois do intervalo 'matou' o clube de Natal no confronto. Se já tinha feito por cobertura e de cabeça, Edivaldo mostrou seu repertório arriscando de fora da área, aos três minutos. Naquele momento, fazia seu sétimo gol na Série B, isolando-se na artilharia.
Na frente no placar, diante de um adversário que mais se preocupava em não sofrer mais gols, já que tinha um setor defensivo praticamente inativo, o Duque de Caxias administrava o resultado, sem se cansar. Parecia satisfeito com o placar. Mas Edivaldo não estava, e fez mais, seu oitavo na Segundona.
Desta vez, recebeu passe dentro da pequena área e aproveitou a brecha para mostrar qualidade dominando e tocando no canto. Aos 46 minutos do segundo tempo, o mais eficiente dos centroavantes da segunda divisão brasileira encerrava uma tarde em que foi herói no Duque de Caxias.