postado em 14/06/2009 13:50
A seleção da África do Sul não conseguiu dar continuidade em campo à festa realizada no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Depois da cerimônia de abertura, que não contou com arquibancadas lotadas, a equipe de Joel Santana entrou em campo e decepcionou a torcida anfitriã ao ficar apenas no empate por 0 x 0 com o Iraque.
Mesmo fora de casa, os iraquianos começaram criando mais oportunidades na partida. Karrar arriscou da meia-esquerda, mas o chute no meio do gol facilitou o trabalho do goleiro Khune. Na resposta dos donos da casa, Paker também chutou fraco e não exigiu muito trabalho do arqueiro.
Pouco depois, a África do Sul teve boa oportunidade. Sibaya arriscou a finalização com perigo e viu Mohammed Kassid fazer grande defesa. No entanto, o lance não serviu para animar a equipe do técnico Joel Santana.
O primeiro tempo seguiu equilibrado e sem lances de perigo, principalmente em função dos passes errados das duas equipes. No início da etapa complementar, Fanteni fez a jogada para Parker finalizar, mas o goleiro iraquiano apareceu bem para segurar.
Em casa, a África do Sul tentou impor mais seu futebol no segundo tempo, mas demorou para criar chances de efetivo perigo. Aos 27 minutos, depois de cobrança de escanteio, Fanteni cabeceou perto da trave dos visitantes.
Nos instantes finais, os Bafana Bafana tiveram duas boas oportunidades. Pouco depois de entrar em campo, Mashego recebeu lançamento com velocidade e ganhou da defesa, mas o goleiro Kassid saiu para abafar o lance e conseguiu evitar o gol.
Instantes depois, o goleiro iraquiano falhou e não conseguiu cortar cruzamento. Dikgacoi alcançou para cabecear, mas a bola esbarrou em Parker e não entrou, em uma chance incrível desperdiçada pela África do Sul.