postado em 14/06/2009 15:21
O Flamengo se recuperou da derrota de ontem, neste domingo (14/06), retomou a vantagem na série melhor-de-cinco da final do Novo Basquete Brasil (NBB). No Rio de Janeiro, o time rubro-negro derrotou o Universo/BRB/Financeira Brasília por 99 x 78 com uma reação sensacional no início do segundo tempo de jogo, abriu 2 x 1 na disputa e ficou a um triunfo de se sagrar campeão do torneio.
Com este resultado, a série decisiva do NBB mostra características muito semelhantes nas três partidas já realizadas: o Brasília fecha os dois primeiros quartos com uma vantagem até certo ponto confortável no placar, mas cede à reação flamenguista no início do terceiro período. Apenas no sábado os comandados de Lula Ferreira conseguiram conter o ímpeto carioca e se manter à frente do marcador até o estouro do cronômetro.
Neste domingo, o Brasília terminou os 20 minutos iniciais do jogo com nove pontos de vantagem no placar de 53 x 44. No entanto, em apenas dois minutos os rubro-negros reverteram o marcador liderados por Fredinho e Marcelinho e inflamados pela torcida na Arena Multiuso.
Rapidamente, o Fla empatou o jogo por 55 x 55 e seguiu estendendo a diferença do marcador. Ao final do terceiro quarto, a frente era de 12 pontos: 72 x 60. Ou seja: em 10 minutos no terceiro período, o Flamengo marcou 29 pontos e sofreu apenas cinco.
Não demorou muito para, no último quarto, a diferença do marcador aumentar ainda mais. Preservando o ala Alex, pendurado com quatro faltas, o técnico Lula Ferreira não conseguiu manter o padrão aguerrido dos brasilienses. Assim, com 3 minutos de bola em quadra, o placar subiu para 83 x 62.
Mesmo sem o pivô Rafael 'Baby' Araújo, excluído de quadra com cinco faltas, o Fla seguiu forte no terceiro jogo da final. O Brasília, ineficaz no ataque, ainda viu o time da casa manter a posse de bola no ataque e terminar o duelo com um placar elástico próximo a 100 pontos.
Agora, o Flamengo pode comemorar o título da primeira edição do NBB no próximo final de semana, data da quarta partida da série. A final do Nacional masculino retorna à Brasília no domingo, para a bola subir na hora do almoço, a partir das 12 horas no Ginásio Nilson Nelson. Se necessário, caso o time da casa vença o jogo 4, um quinto jogo será agendado no Rio de Janeiro para a definição do campeão.