postado em 14/06/2009 20:24
Pela primeira vez o Internacional deixa a liderança do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez atuando com poucos titulares, a equipe gaúcha empatou por 0 a 0 com o Vitória em casa e permitiu que o Atlético-MG lhe tomasse a ponta da tabela, com os mesmos 14 pontos em seis rodadas. Por sua vez, o Vitória aparece na quarta colocação, com dez pontos conquistados.
Como tem sido tônica no Brasileirão, o técnico Tite levou a campo um time recheado de reservas. Apenas três jogadores eram titulares. Suspenso na Copa do Brasil, Bolívar se juntou a Alecsandro, opção de Tite, e Marcelo Cordeiro, único lateral esquerdo do elenco depois da convocação de Kleber.
No próximo domingo, o Colorado irá ao Maracanã para enfrentar o Flamengo, que sofreu duas goleadas consecutivas e vê o técnico Cuca balançar no comando da equipe. Em casa, o Rubro-Negro também terá pela frente um oponente do Rio de Janeiro. O time baiano receberá um dia antes o Botafogo, que se encontra em alta depois de conquistar diante do Santos sua primeira vitória no campeonato.
O jogo
Inevitavelmente, time e torcedores colorados tinham na cabeça a final contra o Corinthians, no meio de semana. Depois de tomar um susto com 18 minutos, em bola cruzada pela esquerda que tomou efeito e deu trabalho ao goleiro Michel Alves, o Internacional contou com a trave para não ser vazado. Aos 32 minutos, Vanderson arriscou chute da intermediária, e a bola carimbou o poste.
Foi apenas no final da primeira etapa que Tite pôde ficar mais feliz com sua equipe. A cinco minutos do final do tempo regulamentar, o atacante Talles Cunha aproveitou bom lançamento do zagueiro Danny Morais e chutou forte de fora da área. Bem colocado, o arqueiro Viáfara espalmou e salvou a meta rubro-negra na capital gaúcha.
Nos descontos, Rosinei recebeu cruzamento rasteiro de escanteio e finalizou com perigo para o Inter. Sem mais tempo, os dois times desceram para os vestiários em condições opostas. Os visitantes comemoraram o fim do sufoco, enquanto os donos da casa saíram contentes pela recuperação do mau futebol do começo do primeiro tempo.
Foi o Vitória, contudo, quem assustou no retorno do intervalo. Com dois minutos da segunda etapa, Vanderson cobrou falta despretensiosa da intermediária e quase inaugurou o marcador, não fosse ótima intervenção de Michel Alves. Quatro minutos depois, o goleiro fez nova defesa. Perto do gol, Leandro Domingues recebeu bom passe e chutou forte de primeira, ganhando escanteio.
Tite então viu necessidade de mexer no Colorado. Aos nove, o novo xodó da torcida colorada entrou em campo: o jovem Taison substituiu Talles Cunha para esquentar a partida no Beira-Rio. Aos 19, o atacante fez fila na defesa e foi parado com falta por Anderson Martins, que recebeu o quinto cartão amarelo do Vitória na partida.
A partir daí, os donos da casa partiram para a pressão. Mesmo com muitos jogadores já 'amarelados', Paulo César Carpegiani pouco pôde fazer, mas sacou Robinho para a entrada de Magal, reforçando o sistema defensivo do Rubro-Negro. E funcionou: apesar de toda investida para chegar ao triunfo, o Colorado tropeçou e entregou a liderança ao Galo com o empate sem gols no Beira-Rio.