postado em 15/06/2009 08:48
Sempre há várias explicações para a boa fase ou o péssimo rendimento de um time de futebol. Mas o técnico Roberval Davino, do Brasiliense, prefere ser objetivo. O treinador amarelo elege um motivo específico para a vice-liderança do time na Série B do Brasileiro. ;Eu gosto da versatilidade dos jogadores. Temos vários atletas que fazem mais de uma função;, explica o comandante da equipe de Taguatinga.
Após seis rodadas, com quatro vitórias do Brasiliense, o gosto de Davino por mudar jogadores de posição ficou evidente. O volante César Gaúcho, por exemplo, já atuou na ala-direita e na zaga. O atacante Chimba também teve de jogar na direita e, durante alguns minutos dos 3 x 0 sobre o Bahia, na última rodada, até de lateral-esquerdo ; isso porque o meia Éder, improvisado na função, havia sido expulso.
As trocas de posição devem continuar no confronto de amanhã contra o Portuguesa, às 21h, no Canindé. O Brasiliense terá o desfalque de três titulares, todos suspensos: Éder, César Gaúcho e o lateral-direito Júlio César. A ausência dos dois últimos e a preferência por Chimba ao lado do centroavante Fábio Júnior levaram Davino a testar o volante Juninho na direita. Ele atuou desta maneira no coletivo de sábado. Ontem, treinou cruzamentos com o lateral-esquerdo Edinho.
As experiências do técnico têm agradado o elenco. Juninho, por exemplo, garante não se incomodar com a nova função. ;O Roberval lê bastante os jogos e tem uma visão boa dos adversários. Eu confio nele. Os treinamentos são bastante diversificados;, comenta o cabeça de área, que já teve de cobrir o lado direito do campo em certos momentos de algumas partidas. Com o deslocamento do atleta, Didão deve ser o companheiro de Pedro Ayub na cabeça de área.
Satisfeito com as atuações do Brasiliense, Davino aponta as vantagens das tentativas bem-sucedidas. A primeira é a capacidade da equipe de manter o nível de jogo em uma competição em que se convive com muitas suspensões e contusões de jogadores. A segunda tem a ver com o desempenho individual do atleta que entra e dá conta do recado.
Armadilha
Apesar do bom início na Série B, o time tenta fugir das armadilhas provocadas pelo excesso de confiança. Juninho sabe que o estilo de Davino poderia ser criticado caso o time estivesse mal. ;Jogador e treinador dependem de resultados;, comenta.
Além da escalação de Didão e do deslocamento de Juninho, Davino fez outra mudança no Brasiliense. O zagueiro Cláudio Luiz entrará no lugar de César Gaúcho e será o companheiro de Ailson e Cris no esquema com três defensores. Edinho está recuperado de lesão e pode voltar ao time.