postado em 17/06/2009 10:50
Para um time que só tem um único caminho a ser seguido se quiser manter viva a chance de levantar o troféu de campeão brasileiro em 2009, o Universo BRB começou a semana de uma maneira tão descontraída que chegou a surpreender. Com a obrigação de vencer o Flamengo, domingo, no Ginásio Nilson Nelson, e com isso forçar o quinto e decisivo confronto do playoff, os candangos se reuniram ontem no fim da tarde no Ginásio da Asceb (904 Sul) para o primeiro treino de uma semana crucial para as pretensões da equipe chegar ao bicampeonato. Mas quem pensava que o reencontro após a derrota contundente no Rio de Janeiro seria tenso viu exatamente o oposto, em todos os sentidos.
Depois de uma longa conversa no vestiário, os jogadores entraram em quadra para uma sessão leve de arremessos seguida por uma pequena bagunça em quadra na comemoração do aniversário do auxiliar técnico Paulão. Ao fim, o técnico Lula Ferreira explicou os motivos de um início tão leve dos trabalhos. E para ele, definitivamente, a melhor defesa não é o ataque.
;Esse treino foi só para eles voltarem à quadra mesmo;, explicou Lula. ;Eles tiveram praticamente 24h de descanso. Hoje (ontem), eles vieram mais para ouvir qual seria o meu discurso, para ver se eu estava muito bravo. E o que eu acho é que a melhor maneira de trabalhar é ser sincero. Não estou bravo com o time. Mas sei que nós erramos e que precisamos trabalhar para evitar que esses erros aconteçam novamente. Não teve briga;, detalhou o treinador.
A partir de hoje, entretanto, os treinos serão puxados, em dois períodos, e voltados para um trabalho desenvolvido em duas frentes. ;O que eu vou trabalhar é o seguinte: primeiro o lado emocional. E segundo alguns ajustes táticos;, adiantou Lula.
Se para a maioria das equipes jogar em casa, em um amplo ginásio e tendo milhares de torcedores impulsionando o time é o cenário ideal para a vitória, as partidas no Nilson Nelson não tiveram, até aqui, um final feliz para o Universo. Nos dois confrontos contra o Flamengo (1º de maio e na última quinta-feira), os cariocas fizeram a festa diante dos eufóricos torcedores brasilienses.
Assim, o ala e capitão do time Alex, principal nome da equipe, sabe que, mais do que o fator casa, não perder o foco do jogo em nenhum momento será a chave para que o Universo possa, finalmente, comemorar uma vitória em casa. ;Acho que o principal para a gente será trabalhar a concentração;, resumiu Alex. ;Contra o Flamengo, os jogos têm sido decididos no terceiro quarto. A gente sua para fazer um trabalho forte no primeiro tempo, mas acho que está faltando concentração no nosso time no segundo tempo. A defesa será nosso ponto principal. Se a gente dominar o rebote acho que faremos o que fizemos no segundo jogo (quando o Universo venceu por 81 x 71, no sábado).;
Ingressos
A diretoria do Universo informou que divulgará apenas hoje os detalhes das vendas dos ingressos para o jogo contra o Flamengo. Até ontem à noite, os ingressos ainda não haviam sido entregues pela gráfica responsável pela confecção.