postado em 17/06/2009 15:10
A disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 está muito equilibrada, de acordo com Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). A avaliação foi realizada nesta quarta-feira (17/6), quando as quatro cidades que lutam para receber o evento realizaram apresentações ao COI em que reiteraram o apoio dos líderes de seus governos e a estabilidade financeira dos projetos.
"Eu sou um homem de sorte por não ser obrigado a votar", comentou. "Vai ser uma escolha muito difícil para os meus colegas. Eu posso dizer, muito claramente, que as quatro cidades candidatas são capazes de sediar soberbamente os Jogos", elogiou.
Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio se apresentaram aos eleitores do COI em um dos últimos eventos importantes antes da eleição, em Copenhague, no dia 2 de outubro. As reuniões, realizadas com as portas fechadas no Museu Olímpico, contaram com a participação de 93 dos 107 membros do COI.
Em um ambiente de recessão mundial, as garantias econômicas foram o tema principal das apresentações de 45 minutos e da parte reservada para perguntas de outros 45 minutos. "Houve uma ênfase em considerações financeiras", admitiu Rogge