postado em 18/06/2009 10:29
Dono do melhor ataque do Campeonato Brasileiro, ao lado do líder Atlético-MG, seu adversário do próximo domingo, na Vila Belmiro, com 14 gols, o Santos segue com graves problemas no seu setor defensivo. Em seis rodadas disputadas até o momento, o Peixe já levou 11 gols, o que lhe garante a marca de quinta pior defesa do Brasileirão.
Titular da zaga santista ao lado de Fabão, Fabiano Eller lamentou o momento vivido pela sua defesa. "Todos os zagueiros sentem quando a defesa começa a tomar muito gol assim, porque às vezes parece que nós não fizemos nada dentro de campo. Mas não é verdade. Contra o Botafogo (derrota por 2 x 0), eu sai exausto de campo. Trabalhei muito, cansei bastante. Só que, infelizmente, tomamos os gols e ficou a impressão de que não fizemos nada", revelou.
Para que a defesa possa melhorar, efetivamente, Eller acredita que falta mais equilíbrio do conjunto alvinegro. "O sistema defensivo não é composto apenas pelos dois zagueiros. Os laterais e os volantes também têm a responsabilidade de marcar e meias e atacantes precisam ajudar, pois inibem a saída dos volantes e a passagem dos laterais. Enfim, o conjunto é que faz uma equipe forte", afirmou.
Mesmo evitando criticar outros setores do time, o defensor lembrou que este equilíbrio é fundamental para que o Peixe possa vencer, sem levar tantos sustos. "Apesar de os zagueiros sempre levarem a maior culpa, quando se perde um jogo, não podemos esquecer que toda a equipe é derrotada", comentou Fabiano Eller.
"É preciso ter a consciência de que todos têm que marcar. Não estou dizendo que isso não está acontecendo. Só que contra o Botafogo nós jogamos mal porque não estávamos conseguindo criar. Tomamos os gols e não tivemos força para nos recuperar. Por isso, temos que nos acertar. Tudo bem que se levarmos três gols mas se fizermos quatro e ganharmos, estará de bom tamanho. Mas podendo marcar sem ser vazado, fica bem melhor", ponderou.
O zagueiro revelou ainda que essa preocupação para melhorar o sistema defensivo também faz parte do dia a dia do elenco. Segundo Eller, o técnico Vagner Mancini pretende passar um vídeo com os gols tomados pelo Alvinegro Praiano na competição e a equipe veja o que está sendo feito errado.
"A gente está trabalhando em cima disso (erros da defesa). Além disso, o Mancini irá passar um vídeo para a gente, com os gols que nós tomamos no campeonato. Desta forma, poderemos ver o que precisa ser acertado. Vamos ver se é culpa mesmo da zaga, se falta um ajuste no meio-campo ou se o ataque precisa ajudar mais. Isso é bom, porque às vezes a gente sofre gols, mas nunca faz uma pausa para saber o que está acontecendo. Com esse vídeo, vamos poder detectar os erros que estão acontecendo e ver qual é a verdadeira origem do problema", concluiu.