postado em 19/06/2009 17:51
Atual número 1 do mundo e detentor do título de Wimbledon, Rafael Nadal desistiu de disputar a edição desta temporada do Grand Slam britânico em função de uma lesão nos joelhos. A ausência do espanhol abre caminho para o suíço Roger Federer recuperar a liderança do ranking da ATP e coloca o brasileiro Thiago Alves na chave principal.
Hoje na segunda colocação da lista mundial, Federer vem embalado pelo título inédito de Roland Garros. Com o hexacampeonato em Wimbledon, ele recupera a posição de número 1 do mundo e ultrapassa o norte-americano Pete Sampras como maior vencedor de Grand Slams da história (atualmente, ambos têm 14 taças).
Com a saída do espanhol, antigo cabeça 1, a chave sofreu alterações. O argentino Juan Martin Del Potro assumiu o lugar do espanhol. O norte-americano James Blake entrou na vaga do sul-americano e deu seu lugar ao alemão Nicolas Kieker, que abriu espaço para a entrada de Thiago Alves como lucky looser.
O brasileiro chegou até a terceira rodada do torneio classificatório, mas caiu diante do austríaco Alexander Peya por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4), 6/1 e 6/1. Em sua primeira participação em Wimbledon, ele estreia diante do experiente romeno Andrei Pavel, 35 anos.
Hoje na 911ª colocação do ranking mundial, Pavel já foi o 13º da lista e conta com três títulos no circuito da ATP, entre eles o Master Series do Canadá de 2001. Ele disputou dez edições de Wimbledon, mas nunca passou da terceira rodada, fase atingida em 2000 e 2002.
Thiago Alves, por sua vez, já esteve no 95º lugar do ranking da ATP e hoje aparece na 120ª posição. Ele nunca enfrentou Pavel antes e ainda busca seu primeiro título no circuito. O vencedor do duelo enfrenta o ganhador do confronto entre o norte-americano Bobby Reynolds e o francês Gilles Simon, sétimo do mundo.