postado em 20/06/2009 18:40
A fase de Tamarine Tanasugarn pode até ser ruim, mas ela definitivamente eleva o nível quando pisa a grama do Torneio de Hertogenbosch. Assim como havia feito no ano passado, a tailandesa superou favoritas na última semana, incluindo a russa Dinara Safina, e neste sábado (20/06) confirmou seu bicampeonato na Holanda ao se impor contra a novata belga Yanina Wickmayer em sets diretos de 6/3 e 7/5.
Boa jogadora na grama, Tanasugarn cumpria temporada terrível antes de virar novamente a maior zebra em Hertogenbosch. Assim, havia colecionado apenas cinco vitórias nas 15 partidas disputadas em todo o ano pelo circuito da WTA. Porém, não se importou com o mau retrospecto e brilhou angariando exatamente mais cinco triunfos, um deles sobre Safina e outro sobre a italiana Flavia Pennetta.
"No ano passado foi uma ótima experiência vencer aqui e estou muito orgulhosa por ter feito isso de novo", afirmou a tailandesa, que se desdobrou para defender pontos que a manterão por volta da 47ª posição do ranking feminino. A oriental de 32 anos, entretanto, continua pressionada na próxima semana, já que em 2008 só parou nas quartas de final de Wimbledon. Caso não repita o resultado desta vez, ela pode perder mais de 30 postos na lista.
Do lado derrotado, Yanina Wickmayer representou justamente o oposto de Tanasugarn. Com apenas 19 anos, a belga entrou na competição graças a um convite da organização e aproveitou quedas de favoritas como Dominika Cibulkova e Alona Bondarenko para ir ganhando terreno. Agora, será recompensada no ranking, em que deve sair do 72º lugar e entrar de forma inédita no grupo das 60 melhores tenistas do mundo.