postado em 20/06/2009 20:43
Focado somente no Campeonato Brasileiro, o Coritiba obteve uma grande subida de produção nas últimas rodadas. Após golear o Flamengo por 5 x 0, o Coxa derrotou neste sábado (20/06) o Náutico por 1 x 0, fora de casa, e deixou a zona de rebaixamento após cinco rodadas. O grande destaque do confronto acabou sendo o atacante Marcos Aurélio, que entrou na segunda etapa e mudou o panorama da partida a favor dos paranaenses.
Com sua segunda vitória no Brasileirão, de forma consecutiva, o Coritiba chega aos sete pontos e deixa a zona da degola, alcançando a 12ª colocação. Apesar da derrota e das vaias oriundas da arquibancada, o Náutico segue em posição intermediária na tabela, ocupando o 11º posto com oito pontos somados em sete rodadas de campeonato.
O Coritiba terá uma missão complicada para chegar à terceira vitória na competição. No domingo, dia 28, o Coxa terá pela frente o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro, em pleno estádio Beira-Rio, na última partida do Colorado antes da decisão contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. O Náutico, por outro lado, encara no próximo sábado, às 16h10, o São Paulo, sem Muricy Ramalho depois de três anos, no Morumbi.
Apesar de estar em uma melhor posição na tabela e atuar dentro de casa, o Náutico não exerceu uma pressão inicial no adversário e esbarrou em um bom posicionamento defensivo armado por René Simões. Carlinhos Bala, que atuou mais recuado, tentava criar algo perigoso para o Timbu, porém faltava inspiração e espaço para o camisa 11 dentro de campo.
Bem postado dentro de campo, o Coritiba teve a primeira chance de gol da partida. Aos 13 minutos, Hugo pegou rebote e arrematou da entrada da área. O forte chute exigiu grande defesa de Eduardo, que foi buscar o esférico no seu canto esquerdo, salvando o Náutico.
As duas equipes esbarraram nas marcações e pouco criaram na primeira etapa. Carlinhos Bala chamava a responsabilidade e, abusando da individualidade, procurava pressionar o Coxa. Contudo, o trio de zaga rival segurava o ímpeto dos adversários e era responsável pela melhor atuação dos paranaenses nos primeiros 45 minutos de partida.
Na volta do intervalo, a torcida do Timbu começou a perder a paciência com sua equipe e pedir a entrada do garoto Anderson Lessa em campo. Contudo, outra substituição iria fazer a diferença na partida: a entrada do atacante Marcos Aurélio, co Coritiba.
Entretanto, antes do arisco atacante fazer a diferença, o Náutico teve uma grande chance de abrir o placar. Em um momento de liberdade, Carlinhos Bala fez belo lançamento para Gilmar, o centroavante do Timbu dominou e foi empurrado por Pereira dentro da área: pênalti.
Aos seis minutos da segunda etapa, Gilmar utilizou a polemica "paradinha" para deslocar o goleiro Vanderlei. Mas na batida, o camisa 9 do Náutico chutou para fora e provocou protestos da torcida no estádio dos Aflitos.
Seis minutos depois, Marcos Aurélio fez sua primeira grande jogada na partida. Depois de receber dentro da área, o camisa 20 driblou o goleiro Eduardo por duas vezes, cortou um zagueiro do Náutico e chutou para o gol. O preciosismo custou caro, e Gladstone salvou praticamente em cima da linha.
Porém, na sua segunda aparição no campo ofensivo, Marcos Aurélio abriu o placar. Aos 18 minutos, o atacante recebeu na entrada da área, cortou Gladstone e finalizou cruzado com precisão no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Eduardo, anotando o sexto gol do Coxa em duas partidas.
O Coritiba seguiu melhor após o gol e criou as melhores chances para ampliar o placar. Pedro Ken, aos 37 minutos, invadiu a área e chutou cruzado, mas Eduardo, bem posicionado, evitou o segundo gol do Coxa. Em contrapartida, o Náutico investiu nas bolas longas, demonstrando desespero, para chegar ao empate.
Contudo, a ineficiência ofensiva e falta de qualidade impedia qualquer tipo de reação do Timbu. Os jogadores tiveram que sair de campo ouvindo um sonoro protesto das arquibancadas, pois seus torcedores pediram à diretoria do clube "jogadores novos."