postado em 20/06/2009 21:13
Quando a fase é boa, até a sorte começa a ajudar. A frase se encaixa muito bem para definir a atual situação de Helio Castroneves. Vindo de vitória nas 500 milhas de Indianápolis, o brasileiro nem precisou ir à pista para garantir a pole position da etapa de Iowa da Indy Car Series, sendo beneficiado com o cancelamento do treino classificatório deste sábado (20/06).
O motivo da mudança de programação em Iowa foram as fortes chuvas que caíram sobre o circuito norte-americano na noite de sexta. Neste sábado, funcionários da organização da prova trabalharam para tentar escoar a água, mas nem isso, nem o forte sol presente na cidade durante todo o dia serviram para resolver o problema. Ao final, a solução foi acabar com o qualifying, que até chegou a começar, mas depois que Scott Dixon, EJ Viso e Hideki Mutoh entraram em ação, ficou provado que não havia as condições necessárias.
Assim, quem acabou sorrindo foi Helinho, visto que a regra da IndyCar Series aponta que em situações do tipo o grid de largada deve ser formado a partir da classificação dos pilotos na temporada. Na prática, Ryan Briscoe largaria em primeiro, mas o brasileiro, quarto colocado do campeonato, acabou beneficiado pelos pontos somados por seu substituto na Penske, Will Power, em São Petersburgo. Na ocasião, Castroneves não pôde correr porque respondia a acusasões na Justiça dos Estados Unidos.
Respeitada a pontuação marcada pelo carro da Penske, o brasileiro começará a prova na ponta, seguido pelo parceiro, Briscoe, por Scott Dixon e Dario Franchitti. O segundo melhor representante nacional na tabela é Tony Kanaan, que largará na sétima colocação a bordo da Andretti Green.
Confira o grid de largada para a etapa de Iowa da IndyCar Series:
1: Helio Castroneves (BRA/Penske)
2: Ryan Briscoe (AUS/Penske)
3: Scott Dixon (NZL/Ganassi)
4: Dario Franchitti (ESC/Ganassi)
5: Danica Patrick (EUA/Andretti Green)
6: Dan Wheldon (ING/Panther)
7: Tony Kanaan (BRA/Andretti Green)
8: Marco Andretti (EUA/Andretti Green)
9: Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan)
10: Justin Wilson (ING/Dale Coyne)
11: Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green)
12: Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon)
13: Ed Carpenter (EUA/Vision)
14: Robert Doornbos (HOL/Newman-Haas-Lanigan)
15: Mario Moraes (BRA/KV)
16: Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold)
17º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt)
18º. E.J. Viso (VEN/HVM)
19º. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold)
20º. Jaques Lazier (EUA/3G)