postado em 20/06/2009 21:23
O Avaí conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, neste sábado (20/06). O time catarinense fez 3 x 2 no Fluminense, na Ressacada, com um golaço de Léo Gago nos acréscimos da partida. Os donos da casa chegaran a abrir 2 x 0, mas sofreram o empate dos cariocas antes de serem salvos. Com o resultado, o Avaí sai da lanterna da competição e o Fluminense fica mais longe do G-4.
A partida começou muito movimentada, com as duas equipes buscando o ataque. A primeira chance de gol aconteceu logo aos quatro minutos pelos donos da casa. Muriqui fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Lima, mas o atacante tocou por cima do gol de Ricardo Berna. O Fluminense respondeu aos nove minutos: em jogada pela esquerda, Conca cruzou e Thiago Neves cabeceou mal.
Quando parecia que o Fluminense começaria a tomar conta do jogo, o Avaí supreendeu e marcou logo duas vezes em três minutos. Aos 13 minutos, após tabela feita pelo ataque catarinense, Muriqui entrou em velocidade na área e tocou na saída de Ricardo Berna. Dois minutos depois, Marquinhos chutou forte de fora da área, a bola passou por baixo de Ricardo Berna e entrou devagar na rede tricolor.
Os gols abalaram o Fluminense e empolgou o time e a torcida do Avaí. O time catarinense quase ampliou duas vezes, aos 22 minutos, com Lima, e aos 29, com Luís Ricardo. Ambos chutaram com perigo ao gol de Ricardo Berna. A partida seguiu com o Avaí melhor, mas sem tanta objetividade no ataque. Já o Fluminense seguia perdido em campo e pouco chegava perto do gol de Eduardo Martini.
No entanto, nos minutos finais da etapa inicial o jogo voltou a ter emoção. Aos 42 minutos, quase um lance ridículo acaba com um gol dos visitantes. Conca recebeu lançameneto na área e chutou, a bola bateu em Eduardo Martini e subiu. O zagueiro Ferdinando tentou tirar o perigo, mas chutou errado. A bola foi para o gol, mas o meia do Flumiensne fez falta no goleiro e a árbitro acabou anulando o lance.
A jogada acendeu o Avaí, que fez uma verdadeira blitz no campo de ataque. O sistema defensivo do Fluminense conseguiu aliviar a pressão até o fim do primeiro tempo.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com duas alterações: Mariano e Leandro Amaral nos lugares de Diogo e Marquinho, respectivamente. No entanto, nos minutos iniciais, o Avaí foi quem teve as chances de ampliar o placar. Aso dois minutos, Marquinhos fez jogada pela esquerda e chutou, mas Ricardo berna fez boa defesa. No minuto seguinte, em bom ataque do time catarinense, Luís Ricardo tocou para Lima, que chutou. A bola passou muito perto do gol de Ricardo Berna.
O time carioca teve a primeira chance aos quatro, quando Thiago Neves foi lançado por Conca na área. O meia, sozinho, chutou para fora.
A partir dai, a partida ficou mais equilibrada. No entanto, o que aconteceu no primeiro tempo com o Avaí, o Fluminense repetiu no segundo. O time carioca tee um pênalti quando o Fred chutou para gol, mas o lateral-direito Ferdinando colocou a mão na bola. Na cobrança, aos 13 minutos, Fred marcou, com direito a paradinha. Dois minutos depois, Mariano fez boa jogada pela direita e cruzou, Leandro Amaral escorou de cabeça para Fred, que chutou para o gol e empatou a partida.
O Avaí quase ficou a frente novamente aos 16 minutos, quando Muriqui chutou e Ricardo berna fez grande defesa. Após o lance, o jogo permaneceu bem movimentado, com as duas equipes buscando o gol, mas as defesas lenado a melhor sobre os ataques.
Soemnte aos 36 minutos houve nova boa chance de gol e para o Avaí. William foi lançado na intermediária e avançou até a entrada da área, quando chutou para ótima defesa de Ricardo Berna. A situação se complicou para o Fluminense aos 39, quando Maurício, que havia entrado no segundo tempo, foi expulso.
O Fluminense conseguiu se segurar até os 47 minutos, quando Léo Gago acertou um chute lindo de fora da área. A bola foi no ângulo direito de Ricardo berna, que não conseguiu chegar. O lance determinou a primeira vitória do tiem catarinense no Campeonato Brasileiro.