Superesportes

Flamengo e Internacional duelam no Maracanã para superar traumas

postado em 21/06/2009 09:10
Dois times que precisam vencer para apagar decepções recentes. Essa é a realidade do confronto entre Flamengo e Internacional, que se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, em confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O Rubro-Negro, que soma sete pontos, está humilhado pela goleada de 5 x 0 sofrida para o Coritiba. Um novo resultado negativo pode gerar a demissão do técnico Cuca e uma crise tamanho família na Gávea. Principalmente porque, com sete pontos, uma derrota pode representar a aproximação com a zona de rebaixamento.

O Colorado não está mal no Campeonato Brasileiro. Mesmo com o empate sem gols, em casa, contra o Vitória, na rodada passada, quando escalou uma formação reserva, o time gaúcho tem 14 pontos e tenta se manter na liderança, dividida no início do fim de semana com o Atlético-MG. Porém, a equipe está abalada pela derrota de 2 x 0 para o Corinthians pelo confronto de ida da decisão da Copa do Brasil.

Cuca tem procurado minimizar o assunto que envolve a sua possível saída em caso de tropeço, embora saiba que a situação ficará insustentável. Para o treinador, o mais importante são seus comandados terem a consciência de que o time tem plenas condições de reagir na competição.

"O Flamengo estava muito bem até perder seus dois últimos jogos e não podemos nos deixar levar por esses resultados recentes. O verdadeiro Flamengo é o que vinha rendendo bem e esse Flamengo que pode lutar por uma vaga na Copa Libertadores e até mesmo pelo título. Temos que partir com tudo em busca de um triunfo", disse Cuca.

Os jogadores do Flamengo entenderam bem o recado do comandante e jogaram o astral para o alto nas vésperas do duelo contra o Colorado. A ordem é passar a imagem de que o ambiente é bom e que isso será mostrado dentro de campo.

"O Flamengo tem um grande time e não foi campeão carioca por acaso. Mas no Campeonato Brasileiro o grau de exigência é ainda maior e não podemos nos descuidar. O Internacional tem um grande time e qualquer vacilo será fatal. O clima está bom, não tem nada de anormal e tenho certeza de que faremos um grande jogo neste domingo", disse o goleiro Bruno.

Para este jogo, Cuca terá o retorno do lateral direito Leonardo Moura, recuperado de lesão muscular, e do volante Willians. No ataque, Emerson volta de lesão e fica com a vaga de Josiel, dispensado no início da semana. A dúvida de Cuca é quanto à escalação de Fabrício ou Everton.

Caso jogue Fabrício, que foi testado entre os titulares no treino de sexta-feira, Willians voltará para o meio-campo. A novidade fica por conta da presença de Petkovic entre os reservas do Flamengo.

Giuliano é a novidade: O Maracanã será como um divã para os colorados. O gramado do maior estádio do mundo e o Flamengo servirão como um teste psicológico para o Inter. A partida mostrará o quão abalado está o time após o baque de perder para o Corinthians, na primeira partida da final da Copa do Brasil. Para os gaúchos o jogo de volta seria o quanto antes, mas disputar o Brasileirão é preciso.

Tite colocará em campo praticamente a mesma escalação derrotada na quarta-feira. A única modificação é o volante Magrão. Com um edema na coxa direita ele fica fora para a entrada de Giuliano, o que mudará um pouco o modo de jogar da equipe, deixando-a mais ofensiva. Bolívar poderia voltar, mas viajou para a Europa para garantir sua permanência no clube e tentar disputar a próxima partida diante do Timão. D;Alessandro, recuperando a forma física, após longe período tratando de uma tendinite, segue de fora. O argentino voltará aos treinos normais na segunda-feira.

A injeção de ânimo no elenco está na oportunidade de poder voltar a liderar a competição de maneira isolada. Atualmente, os colorados dividem a ponta da tabela com o Atlético-MG com 14 pontos. Porém, o Galo leva a melhor nos critérios de desempate por ter melhor saldo de gols.

Como o que há de melhor entrará em campo, é a chance de somar pontos que devem ser decisivos na reta final do campeonato, já que na próxima rodada diante do Coritiba, os reservas deverão atuar.

O Inter não quer repetir a sua última atuação no Maracanã. Foi há pouco tempo, pouco mais de um mês. Em 13 de maio, Lauro precisou mostrar todas as suas qualidades como goleiro para segurar 0 a 0 pela Copa do Brasil. São dificuldades que os comandados de Tite tem encontrado como visitantes no torneio mata-mata. No Brasileiro duas vitórias, sobre Corinthians e Goiás. Para voltar a ser esse Inter será preciso superar o trauma de quarta.

FICHA TÉCNICA - FLAMENGO x INTERNACIONAL

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de junho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Gasse e João Chaves (ambos de SP)

FLAMENGO: Bruno; Wellinton, Ronaldo Angelim e Fabrício; Leonardo Moura, Toró, Ibson, Willians e Juan; Emerson e Adriano
Técnico: Cuca

INTERNACIONAL: Lauro; Danilo Silva, Índio, Álvaro e Marcelo Cordeiro; Sandro, Giuliano, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Alecsandro
Técnico: Tite

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação