Superesportes

Na Vila, Santos encara o líder Atlético-MG pela reabilitação

postado em 21/06/2009 09:10
Em busca de reação no Campeonato Brasileiro, o Santos tem um importante desafio diante do Atlético-MG, domingo, na Vila Belmiro. Depois de passar duas rodadas sem vencer na competição, o Peixe espera retomar o caminho das vitórias. E para isso, nada melhor do que bater o Galo, clube que lidera a disputa até o momento, ao lado do Internacional, com 14 pontos - os atleticanos tem melhor saldo de gols do que os gaúchos (9 a 5).

Para este confronto, os santistas, que ocupam a quinta posição, com nove pontos ganhos devem contar com a sua força máxima, incluindo o lateral direito Wagner Diniz, contratado recentemente por empréstimo junto ao São Paulo. Diniz poderia ter feito a sua primeira apresentação pelo Alvinegro Praiano diante do Botafogo, mas o técnico Vágner Mancini entendeu que ainda não era o momento de lançá-lo no time. Agora, mais integrado ao grupo, o ala receberá a chance de começar jogando contra os mineiros.

"O Wagner Diniz está escalado. Ele ainda não está totalmente adaptado à nossa equipe, mas não dá para ficar esperando. Ele estreia no domingo", disse Mancini, que deve manter a mesma formação dos últimos jogos.

A única dúvida do comandante, que espera um adversário cauteloso, atuando fora de casa, reside no dono da camisa 7. O meia Molina e o atacante Neymar brigam pela vaga de titular. Apesar de ter garantido durante a semana que o time já está escalado na sua cabeça, o treinador não adiantou com qual dos dois jogadores irá entrar em campo no domingo, para não ajudar o Atlético-MG.

"Eles vão nos marcar bastante o Santos, procurando não deixar a gente jogar. Não dá para imaginar que eles venham jogar livre. Temos que entender que o Atlético-MG joga de uma maneira muito equilibrada, de muita velocidade na frente, com o Éder Luis e o Tardelli. Por isso, eu acho que eles não vão vir de forma aberta. Uma que eles não usam esse esquema tático, pois não é uma característica do seu técnico (Celso Roth). Outra que eles não podem nos dar espaço, porque sabem que se isso acontecer a nossa equipe vai se dar bem", disse Mancini.

Apesar de esperar um rival retraído, os santistas querem vencer, mas também desejam superar as críticas que tem sido feitas ao sistema defensivo. A zaga do Santos sofreu 11 gols em apenas seis rodadas de Brasileirão e tenta diante do ataque do Galo, o mais positivo da competição, ao lado do próprio Peixe (com 14 gols marcados), mudar essa escrita.

"A nossa defesa tem sido bastante criticada. Por isso nada melhor do que enfrentar uma equipe que está jogando bem e fazendo muitos gols. Estamos trabalhando em cima dos pontos fortes deles e vendo o que a nossa equipe tem feito de errado, para que possamos acertar nesta partida", comentou Fabiano Eller, que espera ajudar o Alvinegro Praiano voltar a vencer no torneio, se mantendo entre os primeiros colocados do campeonato.

"Todo clube entra no Brasileirão pensando no título. Nosso time vem bem, fazendo uma boa campanha. Perdemos o último jogo e precisamos ganhar agora para ver se temos condição de almejar o título", acrescentou o zagueiro.

Enquanto o Santos tenta esquecer a derrota para o Botafogo e voltar subir na tabela de classificação do Nacional, a confiança no Atlético-MG não poderia ser maior.

Além da liderança e da invencibilidade, os mineiros têm a seu favor um bom retrospecto como visitante, com duas vitórias e um empate. Por isto, os jogadores atleticanos garantem que não se intimidam com a Vila Belmiro, na busca por mais um resultado positivo.

Como se trata do duelo entre os melhores ataques do Campeonato Brasileiro, o Galo espera fazer a diferença com seu sistema defensivo. Os dois times marcaram 14 vezes, mas a defesa mineira sofreu apenas cinco gols, contra 11 vazados pela equipe paulista.

"Se não tomarmos gol, sabemos que o nosso ataque é muito bom, com o (Diego) Tardelli, o Éder (Luís), o Márcio Araújo e todo o pessoal que vem chegando. Temos que trabalhar nos treinamentos para chegar no jogo e manter o equilíbrio defensivo. Se não tomarmos, com certeza vamos fazer lá na frente", disse o zagueiro Werley, que vem cumprindo bom papel no time titular desde a contusão de Leandro Almeida.

Para manter a fase, o Galo precisa se adaptar aos desfalques. Neste domingo, o técnico Celso Roth será obrigado a fazer duas trocas, ambas por suspensão. Na lateral-esquerda, Chiquinho será improvisado na posição de Thiago Feltri. No meio-campo, Evandro será o substituto de Júnior.

FICHA TÉCNICA - SANTOS X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 21 de junho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami (Especial/ Fifa-RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ricardo Ferreira de Almeida (RJ)

SANTOS: Fábio Costa; Wagner Diniz, Fabão, Fabiano Eller e Léo; Roberto Brum, Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima, Madson e Neymar (Molina); Kléber Pereira
Técnico: Vágner Mancini

ATLÉTICO-MG: Aranha; Carlos Alberto, Welton Felipe, Werley e Chiquinho; Jonílson, Renan, Márcio Araújo e Evandro; Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação