postado em 21/06/2009 10:33
A Red Bull conquistou a segunda dobradinha da temporada na manhã deste domingo. Depois de largar na pole position do Grande Prêmio da Inglaterra, o alemão Sebastian Vettel não foi incomodado durante toda a prova e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido pelo australiano Mark Webber.[SAIBAMAIS]
Desta forma, a Red Bull repete o resultado do Grande Prêmio da China. Em Xangai, Vettel proporcionou a primeira vitória da história da equipe e foi ao pódio acompanhado pelo parceiro. Em Silverstone, o alemão conquistou a terceira vitória da carreira, já que também venceu em Monza no ano passado, ainda pela Toro Rosso.
Principal destaque desta temporada, a Brawn GP teve uma performance mais discreta na Inglaterra. Líder absoluto do Mundial, o britânico Jenson Button ficou de fora do pódio pela primeira vez na temporada e terminou em sexto. Já o brasileiro Rubens Barrichello chegou no terceiro lugar.
Com este resultado, Jenson Button totaliza 64 pontos ganhos e segue com uma confortável vantagem na liderança do Mundial. No segundo lugar, Barrichello tem 41 pontos. Com dois pontos a menos, Vettel já aparece no espelho retrovisor do veterano brasileiro.
No volante da Ferrari, Felipe Massa largou apenas na 11; colocação. O brasileiro fez uma corrida inteligente e terminou na quarta posição. Desta forma, ele repete o resultado do Grande Prêmio de Mônaco, sua melhor performance nesta temporada, e pontua pela quarta vez consecutiva.
O brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, ficou na 12; colocação. Em Silverstone, ele superou o bicampeão do mundo Fernando Alonso, seu companheiro na equipe francesa. O espanhol encerrou a prova no 14; posto, seu pior resultado nesta temporada.
A largada em Silverstone não teve grandes mudanças entre os primeiros colocados, mas sim na faixa intermediária do grid. Enquanto Vettel, Barrichello e Webber se mantiveram na frente, Button caiu três posições e ficou em nono. Massa, que começou no 11; posto, aproveitou e pulou para o oitavo lugar.
A vantagem do atual-vice campeão do mundo sobre o líder do Mundial não durou muito. Já na segunda volta da prova, Massa errou em uma curva e cedeu a posição para Button. Enquanto Nelsinho Piquet duelava com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, Vettel abria cada vez mais na ponta.
Na primeira rodada de paradas, Webber tomou a segunda posição de Barrichello. Com Vettel com uma confortável vantagem no primeiro lugar, já era possível vislumbrar a dobradinha da Red Bull que se confirmou depois das 60 voltas no Circuito de Silverstone.
Confira o resultado final do GP da Inglaterra:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 60 voltas em 1h22min49s328
2: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 15s188
3: Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 41s175
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 45s043
5: Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 45s915
6: Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 46s285
7: Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1min08s307
8: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 1min09s622
9: Timo Glock (ALE/Toyota) - a 1min09s823
10: Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 1min11s522
11: Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 1min14s023
12: Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a 1 volta
13: Robert Kubica (POL/BMW) - a 1 volta
14: Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 1 volta
15: Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1 volta
16: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1 volta
17: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
18: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
Não completaram
Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - na volta 25
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - na volta 24