postado em 21/06/2009 17:36
África do Sul - Desacreditada por todos, a seleção dos Estados Unidos conseguiu neste domingo o que parecia impossível: uma vaga na semifinal da Copa das Confederações. Depois de perder os dois primeiros jogos no torneio, os comandados de Bob Bradley bateram o Egito por 3 x 0 e, com a ajuda dos brasileiros, que passaram pela Itália pelo mesmo placar, encaram agora a Espanha na próxima quarta-feira.
A queda diante da Itália por 3 x 1 na estreia e a derrota por 3 x 0 para o Brasil na segunda rodada deixou os Estados Unidos na lanterna do Grupo B. Com o saldo de -5 antes de hoje, os EUA precisavam de uma combinação improvável de resultados para passar à próxima fase do torneio. Com o reultado, a seleção ocupa em segundo lugar da chave com apenas três pontos. A liderança fica nas mãos do Brasil e seus nove tentos.
O Egito, que agora volta para casa mais cedo, ficou com a vaga na semi até a metade do segundo tempo, quando levou o terceiro gol. No entanto, a campanha de uma derrota nos acréscimos para o Brasil (4 a 3) e uma vitória heróica em cima da Itália por 1 a 0 não valeu de nada com a derrota deste domingo. Também com os mesmos três pontos dos EUA, os egípcios levaram a pior, assim como os italianos, no saldo de gols.
O jogo
A partida mostrou um Egito abaixo das expectativas. Dando espaço aos Estados Unidos, o campeão da África não ofereceu muito perigo à defesa adversária e teve dificuldades em marcar o meio-campo.
Os Estados Unidos, por sua vez, jogou um futebol objetivo e abriu o placar em um lance de oportunismo do atacante Davies. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Altidore cruzou da esquerda, a zaga egípcia se atrapalhou com o goleiro e a bola sobrou para o jogador, que chutou quase sem ângulo.
A melhor chance de gol dos comandados de Hasan Shehata veio aos 30 minutos. Aboutrika recebeu na entrada da área entre dois marcadores e chutou de primeira. O goleiro Guzan pulou para no canto direito e fez boa defesa.
O segundo tempo começou com o Egito tirando uma bola em cima da linha. A pressão dos E.U.A não demorou a surtir efeito. Aos 18, Bradley recebeu na entrada da área e chutou de primeira no canto esquerdo do goleiro El Hadary para fazer o segundo de sua seleção na partida.
Sem tirar o pé do acelerador, os comandados de Bob Bradley conseguiram fazer o terceiro gol na partida, que colocou os Estados Unidos na semifinal. Dempsey recebeu cruzamento na pequena área e cabeceou para o fundo das redes aos 26 minutos.
Depois de ver a classificação escapar por entre as mãos, o Egito decidiu tomar uma atitude que não teve durante todo o jogo: acuar o adversário em seu campo de defesa. Mas o ímpeto não foi suficiente, e, com time adversário todo atrás, os egípcios não conseguiram marcar o gol que impediria a volta mais cedo para Cairo.