Superesportes

Brasiliense tem um quarto dos pontos para voltar à elite

Renato Freire
postado em 22/06/2009 00:43
A vice-liderança após sete rodadas pode não significar muito num campeonato como a Série B, em que cada clube joga 38 vezes. Mas a campanha do Brasiliense até agora mostra um time com apetite. Com 15 pontos, a equipe já tem cerca de um quarto da pontuação necessária para garantir o acesso à Série A, levando-se em conta as três últimas edições do torneio.

Com tanto sucesso em pouco tempo, o Brasiliense se autoimpôs um desafio nem sempre cumprido no mundo do futebol: escapar das armadilhas provocadas pelo excesso de confiança, infalível em derrubar times que começam bem uma competição. "Estamos no caminho certo, mas ainda é cedo para falar em primeira divisão", alerta o meia Iranildo.

O lateral-esquerdo Edinho tem na ponta da língua a receita para evitar a queda de produção. "Vamos continuar treinando com determinação e colocar na cabeça que a Série B começou agora", explica. Na última semana, os jogadores rejeitaram os exagerados elogios dos técnicos de Vasco (Dorival Júnior) e Guarani (Oswaldo Alvarez) ao Brasiliense ; disseram que se tratava de armadilha adversária.

Iranildo e Edinho são remanescentes do desastre na Série B do ano passado. Em 2008, o Brasiliense terminou o primeiro turno, que tem 19 rodadas, com 13 pontos, na vice-lanterna. Naquele momento da competição, o clube era comandado pelo quarto técnico no torneio, Reinaldo Gueldini, que ajudou o Jacaré a escapar do rebaixamento ; Roberval Davino, que começou esta edição, parece firme no cargo.

A vexatória campanha de 2008 serve de lição. Até porque, na opinião de Iranildo, o elenco anterior tinha mais qualidade. O grupo era repleto de veteranos, como o zagueiro Júnior Baiano, o lateral-esquerdo Athirson e o centroavante Dimba, afastados da equipe durante o torneio. "A diferença é que não tem vaidade aqui neste ano, Isso é fundamental para quem quer subir", acredita o meia.

No sábado, o time misto do Brasiliense empatou por 1 x 1 o jogo-treino contra a Seleção Brasileira Universitária, no Serejão. O gol amarelo foi marcado pelo zagueiro Erivaldo. Os jogadores ganharam folga ontem e treinam hoje em dois períodos.

Apagão
Nem sempre times que largaram bem na Série B conseguiram o acesso. Ao fim da sétima rodada de 2006, Coritiba e Ituano ocupavam a segunda e a terceira posições, respectivamente, mas fracassaram na tentativa de promoção. Em 2007, também com sete rodadas, o Criciúma era o líder e a Ponte Preta ocupava o segundo lugar, só que nenhum deles subiu para a Série A. No ano passado, São Caetano (terceiro) e Juventude (quarto) caíram de produção e permaneceram na segundona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação