Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Interlagos sequer foi consultado pela Fota, diz administrador

Administrador do autódromo de Interlagos, Roberto Seixas revelou que não foi sequer sondado pela Fota (Associação das Equipes de Fórmula 1) para negociar uma possível inclusão do circuito paulistano no calendário da categoria que a entidade pretende organizar a partir do ano que vem. "Não sei o porquê, mas ninguém me ligou, nem me consultou para tratar sobre este assunto", comentou Seixas, em entrevista para a Gazeta Esportiva.Net. Ele mesmo, porém, apontou que o motivo para a ausência pode não ser tão misterioso assim: o contrato que a pista possui com a Formula One Management (FOM) e com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para receber a Fórmula 1 até 2014. "Poder, todo mundo pode receber corridas da Fota, mas toda corrida internacional que é feita aqui precisa da autorização da FIA e da FOM", explicou o administrador. Aliás, este é o principal entrave para a realização de uma etapa da MotoGP na capital paulista. "A Prefeitura já fez a lição de casa, mas depende da liberação deles para as motos correrem aqui em 2010", observou. Das 17 etapas previstas pela Associação das equipes para o ano que vem, seis recebem a Fórmula 1 em 2009: Monza, Abu Dhabi, Suzuka, Silverstone, Cingapura e Monte Carlo. Destas, porém, Silverstone e Suzuka já não estão nos planos de Bernie Ecclestone e Max Mosley para 2010: a Inglaterra passará a sediar sua corrida em Donington Park e o Japão tem um acordo de alternância entre Suzuka e Fuji. Já Monza sofre forte influência da Ferrari, líder da "rebelião" na Fórmula 1, assim como Monte Carlo. Já Abu Dhabi é patrocinado pela empresa aérea Etihad Airways, que também colabora com a escuderia de Maranello. Na visão de Seixas, uma cisão da Fórmula 1 seria prejudicial a Interlagos. "O lado que a Ferrari for vai ficar mais forte. No dia do GP do Brasil, você só se vê camiseta vermelha em Interlagos", exemplifica. Roberto, no entanto, não acredita que a separação vá, de fato, se concretizar. Apesar disto, prevê uma queda de público da Fórmula 1 sem as principais equipes. "Inicialmente isso iria acontecer, mas depois pode até mudar se houver um bom trabalho de marketing e as corridas forem competitivas", analisa. Palco das decisões de quatro últimos Mundiais de Fórmula 1, Interlagos já recebeu 26 corridas válidas pelo campeonato da categoria. Além disto, em 1972 foi disputada lá uma prova extra-campeonato, vencida pelo argentino Carlos Reutemann.