Superesportes

Fortaleza vence em Ipatinga e continua sua reação na Série B

postado em 23/06/2009 23:00
O Fortaleza venceu o Ipatinga por 1 x 0, em Minas Gerais, e mostrou que é uma equipe consistente sob o comando de Giba. Desde a chegada do treinador, foram três vitórias e um empate para um time que ainda não tinha pontuado na Série B. De quebra, a defesa cearense conheceu sua primeira partida sem sofrer gols na competição. O time mineiro, por sua vez, chega a quatro jogos seguidos sem vencer e estaciona na classificação, com 11 pontos.

Na próxima rodada, o Fortaleza tem um jogo sempre muito aguardado por seu torcedor. No dia 4 de julho, sábado, o clube enfrenta seu arquirrival, o Ceará. Um dia antes, o Ipatinga entra em campo contra outro alvinegro nordestino: o ABC, em Natal.

O jogo

Animado pela boa sequência, o Fortaleza começou melhor no jogo. O time cearense parecia mais organizado e conseguia dominar a partida territorialmente. A equipe visitante quase abriu ao placar aos 15 minutos, quando Marcelo Nicácio ajeitou de peito para a entrada da área, mas o chute de Wanderley passou à esquerda do gol de Marcelo Cruz.

Assustado, o Ipatinga se viu obrigado a mudar sua postura. O meio-campo mineiro melhorou tanto na marcação quanto na qualidade do passe. Foi o suficiente para conter o ânimo tricolor.

Em jogadas de bola parada, o time da casa ia levando perigo, com os bons chutes do lateral Cláudio. Primeiro, uma cobrança de escanteio atravessou a pequena área do Fortaleza, mas ninguém alcançou a bola. Depois, ele bateu falta e obrigou Alexandre Fávaro a fazer boa defesa. Mas a melhor intervenção do goleiro tricolor seria no fim da primeira etapa, para garantir o 0 a 0. Após lançamento de Lucas, Evandro Nascimento saiu na cara do gol, mas foi abafado pelo arqueiro.

O segundo tempo começou ruim para as duas equipes. O Ipatinga tentava atacar mais, mas não conseguia criar. Pressionado, o Fortaleza tentava se defender e, quando possível, ligar algum contra-ataque com seus atacantes.

Numa destas jogadas em velocidade, o time cearense foi premiado. Marcelo Nicácio invadiu a área cercado pela marcação ipatinguense e tentou um passe. A bola foi interceptada, mas, na sequência do lance, o zagueiro Alessandro Lopes escorregou e devolveu para Marcelo Nicácio, que agradeceu pelo presente e abriu o placar aos 14 minutos.

O Fortaleza passou a jogar pensando em manter a vantagem construída. O técnico Giba colocou em campo um terceiro zagueiro, fechando-se atrás, imaginando sair em velocidade pelos lados do campo.

Embora a segunda parte do plano não tenha funcionado, o desempenho defensivo dos visitantes estava bom nesta terça. O Ipatinga não encontrava espaços e apelava para o jogo aéreo, sem sucesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação