postado em 24/06/2009 13:29
Pentacampeão de Wimbledon, Roger Federer não perde antes da final do evento desde 2002, e não foi Guillermo García-López quem encerrou essa sequência positiva. Na verdade o espanhol, que entrou na quadra central do All England Club com moral após ser semifinalista na grama de Eastbourne, esteve muito longe disso: perdeu por 6/2, 6/2 e 6/4 para o suíço, que não é derrotado desde o início de maio, ou há 14 encontros.
Já na estreia, Federer havia se apresentado de forma tranquila - na última segunda, o taiwanês Yen-Hsun Lu só deu trabalho na primeira parcial antes de ser atropelado - e foi ainda melhor nesta quarta, quando um adversário teoricamente mais forte esteve na sua frente. Especializado em saibro, García-López vinha em boa fase também no piso rápido com a boa campanha realizada na semana passada, porém nem pareceu ser o 42º melhor tenista do mundo quando teve pela frente o grande favorito.
Com números expressivos, o suíço ganhou sua 14º partida seguida pelo circuito profissional com números expressivos: anotou 10 aces, 17 winners e cometeu dez erros não forçados. Sem dar chances à zebra, ele só teve seu serviço ameaçado em duas oportunidades, mas se safou em ambas, diminuindo o ímpeto do espanhol.
Classificado, Federer segue tendo os prognósticos a favor, porém deve encontrar mais problemas na terceira fase. Seu próximo adversário pode ser o perigoso Philipp Kohlschreiber, responsável por uma das maiores zebras do último Roland Garros, em que eliminou Novak Djokovic exatamente no terceiro jogo. Antes de pensar no suíço, em todo caso, o alemão precisa vencer o tcheco Ivo Minar ainda nesta quarta.