postado em 25/06/2009 15:34
Com a eliminação precoce de todos os seus compatriotas, o escocês Andy Murray é o único britânico ainda vivo na disputa de Wimbledon. Na tarde desta quinta-feira, o cabeça de chave número 3 da competição superou o letão Ernests Gulbis e se classificou para a terceira rodada.
Em pouco menos de uma hora e meia, Murray venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/5 e 6/3. O tenista cometeu apenas cinco erros não forçados, 19 a menos que o adversário, e aproveitou 46 dos 52 pontos depois de encaixar o primeiro serviço. Sem ter seu saque quebrado, ele rompeu o serviço do rival em cinco das sete chances que teve.
Desta forma, o escocês aumenta ainda mais sua supremacia diante do adversário do leste europeu. Em três jogos diante de Gulbis, Murray se mantém invicto. Na temporada de 2008, ele triunfou em São Petersburgo, na quadra rápida, e em Queens, na grama.
Um britânico não é campeão em Wimbledon desde a longínqua temporada de 1936, quando Fred Perry conquistou o título. Com o apoio dos torcedores, que lotaram a quadra central nesta quinta-feira, Murray pode quebrar o jejum e assumir a vice-liderança do ranking mundial.
Garantido na próxima rodada, o tenista apenas aguarda pelo vencedor do confronto entre o espanhol Daniel Gimeno Traver e o sérvio Viktor Troicki. O escocês ainda busca o primeiro título de Grand Slam, já que foi derrotado pelo suíço Roger Federer na decisão do Aberto dos Estados Unidos de 2008.