postado em 26/06/2009 08:52
Nesta sexta-feira, o Juventude quita sua dívida com a justiça desportiva, mas na tabela de classificação da Série B o clube gaúcho ainda está devendo. Em Canoas, o time de Caxias do Sul enfrentará o Vila Nova, pela oitava rodada da competição. As duas equipes tentam a partir das 21 horas (de Brasília) se distanciar da zona de rebaixamento.
Sendo o primeiro não rebaixado de momento, o Alviverde terá que mandar o jogo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Esse é o último confronto que os gaúchos têm de pagar como punição pelos atos de sua torcida diante do ABC, no Alfredo Jaconi, em 23 de maio, quando o bandeira da partida acabou sendo atingido por cuspes vindos da arquibancada.
Apesar de ter que atuar longe de seu estádio, Canoas fez bem ao Juventude. Na rodada passada, o time de Zé Teodoro bateu o Bragantino por 1 x 0, resultado que tirou o clube das quatro últimas posições. A intenção é, pela primeira vez, vencer duas partidas consecutivas na Série B deste ano. O elenco acredita que o fato faria o elenco para pegar confiança e começar a escalar a tabela de classificação.
"Que a gente possa fazer uma boa partida lá de novo e pontuar, sair dessa situação incômoda que é ficar perto da zona de rebaixamento", comentou o zagueiro Rogelio.
Em campo, somente um desfalque, o meia Zezinho, ao mesmo tempo suspenso e servindo à seleção brasileira sub-17. Peter será o seu substituto. No banco de reservas podem aparecer três reforços que chegaram nos últimos dias ao clube, o zagueiro Nenê, o volante Leanderson e o atacante Marcos Denner. O último é presença quase certa na segunda etapa, devendo disputar entre 20 e 30 minutos de jogo.
O Vila é o 14º colorado na Série B, duas posições à frente do Juventude. Diferentemente dos gaúchos, os goianos não correm risco de terminarem a rodada na zona de rebaixamento. Porém, a equipe de Vagner Benazzi quer se aproximar do G-4, que povoou por um bom tempo no ano passado.
O time ideal terá dois desfalques, o zagueiro Edson Borges e o atacante Vanderlei. Devem ganhar oportunidade o meio-campo Bilica e o atacante Júlio Madureira, mudando o esquema para o 4-4-2. Madureira apareceu bem no Campeonato Gaúcho pelo Caxias, que eliminou o Juventude no segundo turno do Estadual. Outro jogador que conhece bem o adversário desta noite é o goleiro Juninho, que por muito tempo defendeu a meta da equipe grená. O centroavante Washington com dores na coxa ainda é dúvida.
Quem vive grande momento é o atacante Gil. Durante a emana ele recebeu um reajuste salarial, renovando seu contrato com o clube. Agora, ele tem a chance de aumentar a cotação do Vila na Série B.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X VILA NOVA
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS)
Data: 26 de junho de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade e Jair Albano Félix (ambos de MG)
JUVENTUDE: Jaílson; Leyrielton, Rogélio, Allyson e Fábio; Walker, Tiago Renz, Lauro e Peter; Zé Carlos e Mendes
Técnico: Zé Teodoro
VILA NOVA: Juninho; Osmar, Thiago Carvalho, Leonardo e Ralph; Bilica, Otacílio, Álisson e Marcel; Júlio Madureira e Gil
Técnico: Vagner Benazzi