postado em 27/06/2009 11:52
O Brasiliense não tem do que reclamar na Série B. Com cinco vitórias e só duas derrotas, o time é o vice-líder do torneio, com 15 pontos, atrás apenas do Guarani. E a luta para se manter em segundo continua hoje: a equipe precisa superar o Paraná Clube, às 21h, no estádio Durival Brito, em Curitiba, para não depender de outros resultados. O pay-per-view do Sportv (Net e Sky) anuncia a transmissão.As duas vitórias seguidas ; 3 x 0 no Bahia, no Serejão, e 1 x 0 na Portuguesa, no Canindé ; também ajudam o Brasiliense a manter a confiança. Nestas duas partidas, o time conseguiu atacar com eficiência e mostrou segurança na defesa.
A única mudança na equipe, em relação à que enfrentou a Portuguesa, será o retorno do volante-zagueiro César Gaúcho, após cumprir suspensão ; ele joga pelo lado direito da defesa. Com a volta, Cláudio Luiz será deslocado para a esquerda no esquema com três defensores, já que o titular Ailson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Já os outros dois jogadores que voltam de suspensão terão de se contentar com o banco de reservas. O técnico Roberval Davino preteriu o ala-direito Júlio César e o meia Éder. A vaga do primeiro continua a ser ocupada pelo volante Juninho. Já o segundo perdeu o posto para o volante Didão, que tem agradado o treinador.
Além de Júlio César e Éder, completam o banco o goleiro Osmair, o volante Coquinho, o meia Adrianinho e os atacantes Chefe e Ricardinho. No coletivo de quinta-feira, no Serejão, os titulares bateram os reservas por 3 x 0, gols do lateral-esquerdo Edinho e dos atacantes Fábio Júnior e Chimba.
Na próxima terça-feira, Éder e o preparador físico Sinclair Garcia serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O atleta será enquadrado no artigo 253 (agressão física) pela expulsão contra o Bahia ; se for punido, pode pegar de 120 a 540 dias de gancho. Garcia, por sua vez, corre o risco de ser suspenso entre 30 e 180 dias por ofensa ao árbitro (artigo 187), no mesmo jogo.
Estatísticas e Curiosidades
Os dois últimos confrontos entre Brasiliense e Paraná aconteceram pela Série B do ano passado. No primeiro turno, em 18 de julho, o time candango perdeu por 2 x 1, no Serejão. A vingança aconteceu em 14 de outubro, em plena luta amarela contra o rebaixamento, no mesmo Durival Brito de hoje: vitória por 3 x 1, pela 31; rodada, com gols dos meias Marcinho e Adrianinho e do volante Jardel.
O adversário
O Paraná encara o Brasiliense com duas alterações em relação ao time que perdeu para o Figueirense (1 x 0) na última rodada. O atacante Bebeto, ex-Gama, foi barrado por Malaquias e não terá a chance de enfrentar o antigo rival. O técnico Zetti ainda barrou o zagueiro Dirley para promover Aderaldo.