Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Botafogo busca recomeço no Brasileirão contra o Goiás

Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos conquistados, o Botafogo tenta recomeçar na competição neste sábado, quando recebe o Goiás às 18h30 (de Brasília) no Engenhão, pela oitava rodada.

O Glorioso pensou que poderia embalar após fazer 2 a 0 no Santos, mas acabou sendo superado no fim de semana passado pelo Vitória: 3 a 2. Os goianos, que estão vindo de empate por 2 a 2 com o Grêmio, somam oito pontos e também pretendem se distanciar da zona de risco.

Ney Franco, técnico do Botafogo, passou a semana agindo mais como psicólogo do que como treinador. Isso porque após a derrota para o Vitória alguns jogadores deram declarações fortes. Caso do volante Leandro Guerreiro, que chegou a dizer que faltavam homens no elenco. O episódio gerou a revolta de alguns, mas o caso foi contornado devido ao bom ambiente no clube.

"Quando os resultados não aparecem é normal que a cobrança venha junto com os tropeços. Mas esse grupo do Botafogo é bom, tem jogadores experientes e de qualidade, e tenho certeza de que vamos conseguir reagir. O Botafogo, com alguns reparos, vai brigar na parte de cima da tabela de classificação e espero que a reação venha já neste compromisso contra o Goiás", disse Ney Franco.

O treinador acredita que o Botafogo deve repetir neste sábado o desempenho exibido na partida contra o Santos, quando os cariocas conseguiram neutralizar os pontos fortes dos rivais.

"O jogo contra o Santos não deixa de ser um modelo para a nossa equipe, pois fomos os donos das ações desde o primeiro minuto, dominamos em termos ofensivos, criando grandes oportunidades, e neutralizamos os pontos fortes de nosso adversário", disse Ney Franco.

Um dos líderes do atual elenco, o meia Lucio Flavio entende que o confronto contra os goianos pode ser um marco muito importante para o Botafogo neste Campeonato Brasileiro.

"O torcedor do Botafogo pode ter a certeza de que vamos reagir neste Campeonato Brasileiro. Estamos deixando a desejar em termos de resultados, mas as nossas atuações têm sido boas e isso me faz acreditar que a sorte vai mudar de lado o mais rapidamente possível. Acredito que esse jogo contra o Goiás pode mudar a nossa realidade na competição", disse Lucio Flavio.

Pelo lado do Goiás, o técnico Hélio dos Anjos não esconde que poderá tirar proveito da necessidade de vitória do Botafogo para surpreender o adversário.

"O Botafogo vem sendo cobrado por causa de sua campanha e com certeza vai ter que tomar a iniciativa do confronto. Mas temos muita qualidade para surpreender o nosso adversário, até porque não vamos viajar com o pensamento de ficar apenas nos defendendo", afirmou Hélio dos Anjos.

Para este jogo o treinador goiano segue sem contar com o zagueiro Rafael Toloi, lesionado. Com isso a formação será a mesma que empatou com o Grêmio.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO x GOIÁS

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de junho de 2009 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Anderson Coelho (SP)

BOTAFOGO: Renan; Alessandro, Emerson, Juninho e Eduardo; Leandro Guerreiro, Batista, Léo Silva e Lucio Flavio; Víctor Simões e Laio
Técnico: Ney Franco

GOIÁS: Harlei; Ernando, Lendro Euzébio e João Paulo; Vitor, Amaral, Ramalho, Felipe Menezes e Júlio César; Iarley e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos