Superesportes

Reservas do Corinthians caem diante do Furacão na Arena da Baixada

postado em 27/06/2009 18:13
Em uma tarde gelada na capital paranaense, o time reserva do Corinthians enfrentou o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e saiu de campo com sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro, por 1 x 0. Com o resultado, o Rubro-negro conseguiu sua primeira vitória em casa e, pelo menos provisoriamente, deixou a zona de rebaixamento. Já os paulistas perderam a chance de entrar no G-4.

Depois de mostrar dificuldade para penetrar na zaga corintiana o Furacão tentava explorar as jogadas de bola parada. Aos 35 minutos, Paulo Baier cobrou falta com perfeição e estufou as redes. Após o intervalo, a pressão foi toda do Timão, que voltou mais ofensivo. Porém, sem criar oportunidades reais, o resultado permaneceu inalterado.

Na próxima rodada, o Atlético-PR irá ao Rio Grande do Sul, onde no domingo enfrentará o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o Corinthians receberá na quarta-feira, dia 8 de julho, o Fluminense, no Pacaembu, em São Paulo. Antes terá a final da Copa do Brasil, diante do Internacional, no Beira-Rio.

O jogo

O Furacão começou com maior posse de bola, mas sem conseguir penetrar na defesa alvinegra. Aos dois minutos, Márcio Azevedo tentou levantamento de bola na área e Renato apareceu no caminho para cortar. Se receber bolas em condições de marcar, Rafael Moura saiu da área para armar e aos seis minutos cruzou para defesa de Julio Cesar. A resposta veio aos oito minutos, com um chute cruzado de Marcelinho que Souza não alcançou.

A principal arma atleticana na competição é a bola parada. A primeira chance no jogo aconteceu aos 10 minutos, mas Paulo Baier desperdiçou, batendo por cima da meta. Visivelmente sem entrosamento, os corintianos se acertavam durante o jogo, tentando explorar os erros do adversário e mantendo a postura tática. Aos 13 minutos, Baier cobrou falta e Antônio Carlos desviou para fora. Aos 19 minutos, Wesley recebeu lançamento, mas se precipitou e chutou para longe da meta.

O Rubro-Negro continuava com dificuldade para sair jogando e tinha que se preocupar em não deixar espaços para o contra-ataque do Timão. Aos 26 minutos, foi a vez de Márcio Azevedo arriscar o chute cruzado, mas pela linha de fundo. Aos 31 minutos, os paulistas tiveram uma sequência de quatro escanteios, até que o último foi afastado em definitivo pela zaga. Aos 35 minutos, Paulo Baier cobrou falta com perfeição e mandou para o fundo das redes. Aos 40 minutos, Morais tentou encontrar Souza, mas o lançamento ficou com Vinícius.

Na segunda etapa, o técnico Mano Menezes sacou Marcinho e colocou Otacilio Neto, buscando mais movimentação no ataque. A primeira chance aconteceu aos três minutos, com Morais, que abriu espaço e bateu para fora. Aos seis minutos, Marcelinho cobrou falta na área, mas ninguém apareceu para completar. A resposta veio com o artilheiro Rafael Santos, que desviou cruzamento com perigo.

O Corinthians voltou com uma postura mais ofensiva e dominava as ações. Aos 14 minutos, Paulo Baier pegou rebote e cruzou, mas Jucilei apareceu para afastar. No lance seguinte, confusão entre Jean e Rafael Santos, mas depois da troca de agressões, nenhum cartão. Aos 18 minutos, Marcelinho arriscou de fora da área, mas pela linha de fundo. Aos 22 minutos, Diogo fez o cruzamento e Rhodolfo apareceu para salvar.

A pressão era do Timão que, no entanto, levava Mano Menezes a loucura com os lances errados. Aos 27 minutos, Diogo, de falta, tentou surpreender Vinícius, que ficou com a bola. Aos 33 minutos, Lulinha entrou no jogo para tentar resolver. De frente para a meta, Wellington Saci cobrou falta e carimbou a barreira. A resposta veio na tabela entre Márcio Azevedo e Paulo Baier, mas Vinícius ficou com a bola. Aos 44 minutos, Otacílio Neto partiu em velocidade e Márcio Azevedo rasgou para afastar. Aos 47 minutos, Lulinha, livre, isolou.

FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO-PR 1 x 0 CORINTHIANS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 27 de junho de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Claudio Mercante (PE)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Erich Bandeira (Fifa-PE)
Cartões amarelos: Rafael Santos, Valencia (Atlético-PR); Marcinho, Lulinha (Corinthians)
Gols: ATLÉTICO-PR: Paulo Baier, aos 35 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-PR:
Vinícius; Rhodolfo, Antonio Carlos e Rafael Santos; Zé Antonio (Raul), Valencia, Chico, Paulo Baier (Rafael Miranda) e Márcio Azevedo; Wesley e Rafael Moura (Eduardo)
Técnico: Waldemar Lemos

CORINTHIANS: Julio Cesar; Diogo, Jean, Renato e Diego (Wellington Saci); Jucilei, Boquita, Marcinho (Otacílio Neto) e Morais (Lulinha); Marcelinho e Souza
Técnico: Mano Menezes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação