Superesportes

Em momentos turbulentos, Sport e Grêmio se encontram em Recife

postado em 28/06/2009 08:00
Dois clubes em turbulência se enfrentam na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. São problemas distintos em estágios diferentes, mas Sport e Grêmio tentarão trazer bons fluídos a partir das 18h30 (Brasília), na Ilha do Retiro.

O Grêmio está na zona intermediária da tabela: é o nono colorado. Porém, o ambiente está longe de ser bom no clube. Não bastasse a derrota para o Cruzeiro, pela Libertadores, o Tricolor se viu no centro de uma confusão que envolveu, até mesmo, acusações de racismo contra o atacante Maxi López. Dentro de campo, o time de Paulo Autuori não tem convencido. Pelo contrário, a cada jogo parece demonstrar menos possibilidades de melhorar o desempenho.

Já o Sport é o penúltimo colocado na tabela de classificação. Sair das quatro últimas posições é urgente para uma crise não ser instaurada no Recife. Desde que Leão assumiu a equipe, as atuações não são ruins, mas os resultados estão longe de agradar. Em três jogos, o treinador computou duas derrotas e uma vitória.

As dificuldades não param por aí. O clube pode perder três atacantes de uma só vez. Ciro, Wilson e Weldon, cada um com seu motivo, estão próximos de deixar a Ilha do Retiro. Para enfrentar os gaúchos, Leão terá os desfalques dos zagueiros Igor e Durval, além do meia Luciano Henrique, todos suspensos. Na defesa entram César e Juliano. A vaga no meio campo será ocupada por Hugo, que pela primeira vez atuará diante da torcida rubro-negra.

"A gente tem que se adaptar o mais rápido possível ao esquema de jogo do técnico Leão para sair desta situação incômoda na tabela. Nosso time vem criando muito, mas peca nas finalizações. Esperamos melhorar isso", comentou o recém chegado jogador.

No Grêmio os desfalques vão do goleiro ao centroavante. Para não desgastar seus titulares na longa viagem até Recife, Autuori não levou nenhum jogador de linha que iniciará a partida diante do Cruzeiro, na quinta-feira. A medida promoverá uma estreia com a camisa tricolor.

Trata-se do zagueiro Mário Fernandes. O jovem ficou famoso em março, quando passou três meses desaparecido, mobilizando a polícia de três estados à sua procura. Após seu retorno ao Olímpico, o jogador foi integrado ao elenco profissional nesta semana e já ganha sua primeira oportunidade.

O lateral Helder, muitas vezes titular em 2008, entrará em campo pela primeira vez neste ano. Com dois laterais esquerdos no elenco, o jogador ficou relegado a segundo plano nos primeiros meses do ano. Outra novidade é o atacante colombiano Perea, que ficará no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA - SPORT X GRÊMIO

Data: 28 de junho de 2009, domingo
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Luiz Carlos Camara Bezerra (RN)

SPORT: Magrão; Élder Granja, César, Juliano e Dutra; Hamilton, Sandro Goiano, Fabiano e Hugo; Ciro e Wilson
Técnico: Emerson Leão

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Joilson, Mário Fernandes, Rafael Marques e Hélder; Maylson, Orteman, Jadilson e Douglas Costa; Herrera e Jonas
Técnico: Paulo Autuori

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação