Superesportes

Contra nova zebra na Copa das Confederações, Espanha enfrenta África do Sul de Joel

postado em 28/06/2009 08:00
Tida como favorita para conquistar a Copa das Confederações, campeã da Eurocopa de 2008 e dona do futebol considerado mais bonito do mundo, a Espanha decepcionou e caiu diante dos Estados Unidos nas semifinais da competição, evitando a sonhada final contra o Brasil. No entanto, para evitar um vexame ainda maior, os espanhóis terão pela frente justamente um brasileiro: Joel Santana, treinador da África do Sul.

Para vencer a Fúria, os Bafana Bafana irão usar a tática dos Estados Unidos, que funcionou na semifinal vencida por 2 x 0 pelos norte-americanos: marcação. De ótima performance contra o Brasil, a África do Sul espera repetir o bom desempenho defensivo e ofensivo contra os espanhóis.

Mas se engana quem pensa que a Fúria virá desmotivada para o jogo. Mesmo disputando o terceiro lugar, vontade não faltará para a Espanha. Pelo menos é o que pensa Fernando Torres. "Jogar pela Espanha é sempre uma motivação para ganhar", afirmou o atacante do Liverpool.

Aprendendo com os próprios erros, a Espanha sabe que não terá vida fácil contra os Bafana Bafana de Joel. Elogiada pela aplicação tática e vontade mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Brasil, a seleção africana irá tentar obter novo bom desempenho diante dos espanhóis.

E já até tem uma fórmula para anular o leve e criativo time espanhol. De acordo com Bob Bradley, técnico estadunidense, o segredo para parar os espanhóis era justamente ;quebrar; seu meio-de-campo. "Fizemos um trabalho muito bom cortando o ritmo do meio-campo. Quando você joga contra a Espanha, tem que trabalhar duro como grupo para se defender", disse Bradley.

Na primeira fase, os espanhóis venceram por 2 a 0, resultado que eliminaria a África do Sul do torneio, mas a seleção comandada por Joel teve sorte, e garantiu a classificação uma vez que a Nova Zelândia segurou um empate por 0 a 0 com o Iraque.

Contando com o apoio de sua torcida, com a simpatia dos brasileiros, com Joel Santana, com a ;fórmula; de Bradley e com muita raça e disposição, a África do Sul tentará vencer a poderosa Espanha, e fazer a Copa das Confederações ser palco de mais uma ;zebra; mundial.

FICHA TÉCNICA - ÁFRICA DO SUL X ESPANHA

Local: Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, África do Sul
Data: Domingo, 28 de junho de 2009
Horário: 10h (de Brasília)
Árbitro: não divulgado
Assistentes: não divulgado

ÁFRICA DO SUL: Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Dikgacoi, Mhlongo, Pienaar e Tshabalala; Modise e Parker
Técnico: Joel Santana

ESPANHA: Iker Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xabi Alonso, Xavi, Fabregas e Riera; Fernando Torres e David Villa
Técnico: Vicente del Bosque

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação