postado em 28/06/2009 08:00
Flamengo e Fluminense fazem clássico cheio de ingredientes neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marcará a despedida de Thiago Neves, que deixa as Laranjeiras para atuar no futebol árabe, e colocará frente a frente Adriano e Fred, ex-colegas de seleção.Além disso, os arquirrivais se enfrentam com o pensamento voltado para a zona de classificação para a Copa Libertadores. Motivado pela goleada de 4 x 0 aplicada sobre o Internacional, o Rubro-Negro soma dez pontos, um a mais que o Tricolor, que tenta se recuperar da derrota de 3 x 2 para o Avaí.
No discurso os dois treinadores realmente projetam o G-4 como objetivo mais próximo de ser realizado. "O Flamengo nunca escondeu que sua meta é chegar o mais rapidamente possível na zona de classificação para a Copa Libertadores e vamos lutar por isso. Só estaremos tranquilos quando alcançarmos essa meta, pois depois a ideia será nos mantermos neste local até o fim do Campeonato Brasileiro", planeja Cuca.
Já Carlos Alberto Parreira tem a mesma ambição e sabe da importância de vencer o Fla-Flu. "O clássico te dá a possibilidade de conquistar pontos que podem acabar fazendo a diferença no fim do Campeonato Brasileiro, pois o bom desempenho neles, aliado a uma boa campanha em casa, minimiza possíveis tropeços que você possa vir a ter ao longo da competição, que é desgastante e envolve vários meses. Quando você ganha esse tipo de jogo, a pontuação tem um peso importante, diferentemente de quando você recebe uma equipe de outro estado, já que nesses casos a vitória se torna obrigação por causa do regulamento", analisa.
Dentre os jogadores, pouca polêmica e muitos elogios ao adversário na semana que antecedeu o clássico. "O Fluminense é um time muito forte e que sempre se reforça com peças de muita qualidade. Apesar de não ter conseguido chegar à final do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, a equipe deles vem crescendo muito nos últimos jogos e com certeza teremos muitas dificuldades. Clássicos são sempre jogos sem muita previsão e por isso temos que trabalhar e encarar essa partida como uma verdadeira final, pois o ganhador dará um passo importante na tabela", alerta o goleiro Bruno, que neste domingo vai alcançar a marca de 170 jogos com a camisa do Flamengo.
Zagueiro e capitão do Fluminense, Luiz Alberto entende que a maior dificuldade do Fluminense vai estar na qualidade dos jogadores do rival. "O Flamengo conta com muita qualidade em seu elenco e isso será um complicador para o Fluminense, pois vamos ter que estar sempre atentos para neutralizamos as virtudes desse nosso adversário. O Flamengo conta com peças importantes. Não podemos, por exemplo, deixar o Leonardo Moura e o Juan livres para apoiarem e muito menos dar espaço para o Adriano concluir", ensina.
Para este compromisso, os treinadores têm as equipes definidas. Parreira decidiu barrar os laterais Diogo e Augusto. Com isso, Mariano volta a jogar pelo lado direito, enquanto João Paulo assume o setor esquerdo. Já no Flamengo, o desfalque fica por conta do zagueiro Ronaldo Angelim, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Internacional e vai cumprir suspensão automática. Aírton, que volta de suspensão, fica com a sua vaga. O meia Kléberson, servindo à seleção brasileira, segue de fora.
Duelo de gigantes: Na preliminar deste clássico, uma atração a mais para os torcedores. Às 16h30 o time campeão mundial do Flamengo em 1981 enfrenta o Fluminense bicampeão carioca de 1975/76, conhecido como a Máquina Tricolor. Dentre os ex-jogadores que confirmaram presença estão o lateral-direito Leandro, os meias Adílio e Andrade e o atacante Nunes, pelo Rubro-Negro, e o zagueiro Edinho e os atacantes Gil e Paulo César Caju, pelo Flu.
FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE x FLAMENGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de junho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Salvio Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Marco Aurélio Pessanha e Ediney Mascarenhas (ambos do RJ)
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Luis Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellinton Monteiro, Diguinho, Marquinhos e Darío Conca; Thiago Neves e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira
FLAMENGO: Bruno; Welinton, Aírton e Fabrício; Leonardo Moura, Toró, Willians, Ibson e Juan; Emerson e Adriano
Técnico: Cuca