postado em 28/06/2009 17:21
O Novo Basquete Brasil (NBB) foi o primeiro grande passo para a reformulação do basquete brasileiro. Primeiro torneio organizado pelos clubes, conquistado neste domingo pelo Flamengo, o NBB foi muito elogiado por Kouros Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).
[SAIBAMAIS]
"Foi além das expectativas", avaliou Monadjemi. "Nosso objetivo era correr e viabilizar o torneio nacional", disse o dirigente. A reformulação do basquete, que contou pela primeira vez com um torneio criado e ministrado pelos clubes, foi muito bem aceito pelos torcedores e ganhou notoriedade no cenário nacional.
Com 237 jogos, e 51 deles transmitidos pela televisão, o NBB atraiu uma boa média de público durante todo o torneio, em especial nos playoffs, que, contando os cinco jogos, somaram mais de 60 mil torcedores.
Para Monadjemi, mesmo o torneio sendo organizado por clubes, a relação com a Confederação Brasileira de Basquete. "O trabalho dos clubes não se distanciou da CBB. Pelo contrário, estamos mais unidos. A Confederação pode se dedicar à formação de atletas e ao desenvolvimento de categorias de base. Muito se reclamou, mas provamos que não adianta ficar sentado reclamando da situação. É preciso colaborar com a solução e foi o que fizemos", completou o presidente da LNB.