postado em 28/06/2009 20:48
Em partida truncada no primeiro tempo e muito movimentada na etapa final, Flamengo e Fluminense empataram sem gols neste domingo no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor começou melhor, embora não tivesse criado chances reais de gol, enquanto o Rubro-negro dominou completamente os últimos 45 minutos e só não chegou à vitória por causa da grande atuação do goleiro Ricardo Berna.
[SAIBAMAIS]
No duelo de artilheiros, também deu empate. Adriano e Fred correram muito, mas mostraram pouco aproveitamento nas conclusões e saíram em branco. Com o resultado, o Flamengo ocupa o sétimo lugar na tabela de classificação com 11 pontos ganhos enquanto o Fluminense, com um ponto a menos, está em 13º lugar.
Na próxima rodada, o Fluminense enfrentará o Corinthians em São Paulo, no Pacaembu, às 21h50 (de Brasília) do dia 8 de julho. Já o Flamengo receberá o Vitória no próximo sábado, às 18h30, no Engenhão.
O jogo
Os dois times começaram a partida buscando o ataque. O Fluminense, apesar de atuar com três volantes - Fabinho substituiu Marquinhos por opção do técnico Carlos Alberto Parreira -, mostrava mais agressividade, provocando muitas faltas por parte dos zagueiros e volantes do Flamengo. Aos nove minutos, Toró chegou antes de Fred e evitou que o atacante conseguisse a conclusão. Aos 11, o camisa 9 cobrou falta na entrada da área, sem perigo para o goleiro Bruno.
O time rubro-negro chegou pela primeira vez ao ataque aos 12 minutos. Everton cruzou da esquerda, a bola desviou em Edcarlos e o goleiro Ricardo Berna teve que se empenhar para evitar que a bola entrasse no seu gol. O Tricolor das Laranjeiras continuava mais agressivo enquanto o Flamengo, como faz tradicionalmente, tentava sair com os laterais Leonardo Moura e Juan, que estavam muito vigiados.
Aos 19 minutos, Fred tabelou com Conca e bateu forte, mas a bola passou longe do gol de Bruno. A partir dos 20 minutos, o meio campo do Flamengo subiu de produção, passou a acertar mais passes e equilibrou a partida. Aos 27 minutos, Mariano recebeu livre pela direita, cruzou para a área e Fred, muito bem marcado, apenas roçou de cabeça para fácil defesa de Bruno.
O Fluminense continuava melhor em campo, mas não conseguia traduzir seu domínio em lances de perigo, enquanto o Flamengo continuava preocupado apenas em destruir as jogadas do adversário, forçando Adriano a recuar muito para buscar jogo e deixando Emerson isolado entre os zagueiros tricolores.
Os jogadores do Fluminense reclamavam muito do árbitro Sálvio Spínola por não mostrar cartão amarelo para os adversários, principalmente para o volante Toró, envolvido em alguns lances ríspidos.
Aos 40, Fred recebeu entre os zagueiros rubro-negros, teve dificuldade para o domínio e acabou chutando para fora, desperdiçando boa oportunidade. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Flamengo teve duas ótimas chances para abrir o marcador. Aos 44, Ricardo Berna evitou a conclusão de Adriano e nos acréscimos, Ibson penetrou livre e chutou por cima na saída do goleiro tricolor.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo, mas o Fluminense retornou com maior disposição ofensiva enquanto o Flamengo continuava fazendo faltas. Aos dois minutos, Fred chutou para fora depois de receber na entrada da área. Dois minutos depois, Thiago Neves foi derrubado nas proximidades da grande área. O próprio Thiago cobrou de forma bisonha, desperdiçando a chance.
O Flamengo chegou com perigo aos nove minutos quando Adriano recebeu do lado esquerdo da área e cruzou para a cabeçada perigosa de Emerson. A resposta do Fluminense veio com Thiago Neves que se livrou com facilidade da marcação mas chutou torto, sem perigo para o gol de Bruno.
Aos 13 minutos, o Flamengo perdeu sua melhor chance de marcar.Adriano foi lançado na área, o goleiro Ricardo Berna tentou desarmá-lo mas deixou a bola nos pés de Emerson que chutou cruzado mas Edcarlos salvou na linha do gol. No lance seguinte, Adriano ganhou de Luiz Alberto, mas cabeceou por cima do travessão.
Os lances animaram a torcida rubro-negra e fizeram o Flamengo assumir o controle da partida. O time da Gávea poderia ter marcado aos 17 minutos em cabeçada de Emerson que passou perto da trave esquerda. Um minuto depois, Ibson arriscou da e entrada da área e Ricardo Berna teve dificuldade para fazer a defesa.
Muito retraído, o Fluminense voltou a dar sinal de vida aos 24 minutos quando Fabinho deu ótimo passe para Fred que chutou sem direção. Na jogada seguinte, Emerson foi derrubado por Edcarlos na entrada da área. O goleiro Bruno saiu do gol e bateu por cima, sem assustar Ricardo Berna.
Aos 28, novamente o Flamengo esteve perto do gol. Emerson foi lançado na corrida, driblou Edcarlos e chutou forte, mas Ricardo Berna fez ótima defesa. O goleiro tricolor voltou a salvar o Tricolor aos 30 minutos em conclusão de Léo Moura dentro da pequena área.
Aos 33 minutos, Cuca decidiu atender aos gritos da torcida e colocou o veterano Petkovic no lugar de Everton. Já o técnico Parreira trocou Conca por Alan e foi vaiado pelos torcedores que não queriam a saída do argentino. Com as mudanças, o ritmo caiu e a última emoção da torcida foi provocada por Adriano que desperdiçou uma oportunidade incrível, chutando para fora quando estava livre na pequena área. A sorte do Imperador é que a arbitragem marcou impedimento e minimizou o erro do atacante do Flamengo.