postado em 29/06/2009 12:11
A preparação da seleção brasileira masculina de basquete para a Copa América começou oficialmente nesta segunda-feira. No ginásio do Paulistano, em São Paulo, a equipe realiza a primeira fase de treinamentos para a importante competição, que de 26 de agosto a 6 de setembro em Porto Rico distrubuirá quatro vagas ao Campeonato Mundial.
Sem destaques como Nenê, Anderson Varejão, Leandrinho, Thiago Splitter e Marcelinho Huertas, o técnico Moncho Monsalve comanda a partir desta segunda um plantel jovem que permanecerá na capital paulista até 5 de julho, quando viaja para Portugal, onde disputa o Torneio Internacional de Almada e os Jogos da Lusofonia. Ambas as competições servirão de testes para o espanhol, que para a Copa América, por outro lado, poderá contar com os jogadores da NBA e da Europa.
Até lá, Monsalve utiliza vários novatos que se apresentaram neste domingo. Entre os convocados, apenas o ala Marcus Toledo e o pivô Rafael "Baby" Araújo ainda não se juntaram ao grupo em São Paulo. Marcus recebe tratamento por causa de uma lesão no joelho, e Baby foi liberado para descansar após vencer com o Flamengo a primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB).