[SAIBAMAIS]
O Brasiliense deixou escapar a oportunidade de pressionar o Guarani na tabela com o resultado de empate. Com o ponto conquistado, o Jacaré chegou 19 pontos e encurta a distancia para três pontos em relação ao Bugre. O Duque, por outro lado, sobe à sétima colocação com 13 tentos somados.
Depois de sofrer o empate na parte final da partida, o Duque de Caixas terá a oportunidade de melhorar sua classificação no sábado, dia 11 de julho, às 16 horas, quando a equipe encara o Ipatinga, em Minas Gerais. Em contrapartida, o Brasiliense terá uma missão complicada na próxima terça-feira, enfrentando o líder e invicto Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, às 21 horas.
O jogo
Buscando a aproximação do Guarani, na liderança do Brasileirão da Série B, o Brasiliense administrou a posse de bola no início da partida e pressionou o Duque no seu campo defensivo. Logo aos dois minutos, os calangos tiveram a grande oportunidade de abrir o placar. Edinho avançou pela meia esquerda e acabou derrubado pelo zagueiro Bruno Costa.
O experiente atacante Fábio Júnior ficou encarregado da cobrança. Porém, ao abusar da categoria fazendo a famosa ;paradinha;, o centroavante jogou nas mãos do goleiro Vinícius e perdeu a chance de colocar o Jacaré à frente do marcador.
A defesa de Vinícius embalou o Duque Caxias dentro de campo e mudou o panorama da partida. Inicialmente restrito ao seu campo de defesa, os cariocas passaram a utilizar o contra-ataque e não demoraram para chegar ao gol. Com 12 minutos, Geovani recebeu na entrada da área, pela ponta esquerda, finalizou de primeira e abriu o placar para o Gigante da Baixada Fluminense.
Atrás no placar, o Brasiliense se lançou ao ataque e retomou seu jogo agressivo dos minutos iniciais. Aos 23 minutos, Chimba cruzou pela ponta direita e colocou a bola na cabeça de César Gaúcho. O defensor cabeceou com precisão no ângulo esquerdo, mas Vinícius, bem posicionado, fez milagre e jogou a bola para escanteio.
Apesar de manter a posse de bola consigo, o time do Centro-Oeste tinha dificuldades para criar jogadas perigosas. O Jacaré chegou novamente com perigo aos 39 minutos. Iranildo lançou Fábio Júnior na grande área e o atacante saiu na cara do goleiro Vinícius, mas novamente, o goleiro carioca defendeu e evitou o empate.
A pressão seguiu nos minutos finais da primeira etapa, e o Brasiliense chegou com perigo aos 42 minutos, em um lance não-intencional. Chimba recebeu na ponta direita e tentou o cruzamento, mas a bola desviou no zagueiro Santiago, surpreendendo Vinícius, que se recuperou e fez a defesa.
Com duas alterações na volta do intervalo, promovendo as entradas de Ricardinho e Júlio César, o Brasiliense avançou ainda mais sua equipe em busca do empate. Contudo, o Duque de Caxias obteve mais espaços para surpreender os calangos no contra-ataque e quase aumentou a diferença com 12 minutos. Geovani partiu pelo meio da defesa adversária e saiu à frente do goleiro Guto, mas na finalização, o meia chutou para fora.
Dez minutos depois, o Jacaré foi quem se aproximou de marcar. Ricardinho arriscou da entrada da área e contou com uma grande colaboração de Vinícius. Até então realizando excelente partida, o goleiro carioca deixou a bola passar por debaixo dos seus braços, mas se recuperou a tempo e evitou sofrer um frango.
No entanto, aos 37 minutos da segunda etapa, o Brasiliense chegou ao empate através da bola parada. Éder cobrou falta no ângulo esquerdo de Vinícius, o goleiro ainda tocou na bola, que resvalou no travessão e sobrou limpa para o zagueiro César Gaúcho tocar para as redes e decretar a igualdade na partida.
FICHA TÉCNICA - BRASILIENSE 1 X 1 DUQUE DE CAXIAS
Local: Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF)
Data: 30 de junho de 2009, terça-feira
Horário: 21horas (de Brasília)
Árbitro: Charles Ferreira (AL)
sistentes: Ticiana Martins e Pedro Jorge de Araújo (ambos das Alagoas)
Cartões Amarelos: Cláudio Luiz (Brasiliense); Bruno Costa, Edivaldo, Paulo Rodrigues e Mancuso (Duque de Caxias)
Cartões Vermelhos: Bruno Costa (Duque de Caxias)
Gols: BRASILIENSE: César Gaúcho, aos 37 minutos do segundo tempo; DUQUE DE CAXIAS: Geovani, aos 12 minutos do primeiro tempo
BRASILIENSE: Guto; Cláudio Luiz (Júlio César), Ailson e César Gaúcho; Didão, Pedro Ayub, Juninho (Ricardinho), Iranildo e Edinho; Fábio Júnior e Chimba (Éder)
Técnico: Roberval Davino
DUQUE DE CAXIAS: Vinícius; Oziel, Bruno Costa, Santiago e Paulo Rodrigues; Silva (Leandro), Mancuso, Geovani (Léo Oliveira), Clayton e Thiaguinho; Edivaldo (Gilcimar) Técnico: Rodney Gonçalves