O Estudiantes de La Plata terá um desfalque importantíssimo para a partida desta quarta-feira, às 21h15 (de Brasília), contra o Nacional, pelo segundo duelo semifinal da Taça Libertadores da América. Trata-se da ausência do experiente meio-campo Juan Sebastián Verón, que não foi liberado pelo departamento médico e estará no estádio Centenário apenas como torcedor.
Contudo, o Estudiantes carrega consigo uma vantagem de 1 x 0 adquirida no primeiro confronto entre as equipes, disputado na última quinta-feira, em La Plata. Outro número a favor dos argentinos é a invencibilidade defensiva nos últimos oito jogos. Dessa forma, caso siga com o retrospecto sem gols sofridos, o time de Verón garante uma vaga à final da Libertadores após 38 anos, possibilitando a oportunidade dos argentinos brigarem pelo tetracampeonato.
Porém, a ausência de La Brujita é um fator decisivo para a partida desta quarta-feira, pois o experiente meio-campo teve participação fundamental na campanha até o momento do clube e, principalmente, no primeiro duelo semifinal, o qual iniciou a jogada do único tento anotado pelo Estudiantes sobre os uruguaios. Consequentemente, Alejandro Sabella escala uma equipe mais retraída, apostando na velocidade da dupla de ataque: ;Gata; Fernandéz e Mauro Boselli.
Por outro lado, a principal força do Nacional estará nas arquibancadas do estádio Centenário. Todos os ingressos disponibilizados pelos uruguaios foram vendidos, e mais de 50 mil pessoas são esperadas para apoiar o tricampeão continental. Como no confronto de ida, em La Plata, na Argentina, apenas a torcida local terá acesso ao local da decisão.
Igualmente ao adversário desta quarta, o Nacional conviveu com problemas físicos nesta semana, porém, o resultado final acabou sendo satisfatório em relação ao Estudiantes. O meio-campo Diego Arismendi, titular da equipe, esteve com febre e foi poupado dos últimos treinamentos. No entanto, o jogador está liberado pelo departamento médico e prontamente escalado pelo técnico Gerardo Pelusso.
Além de estar próximo de retornar à decisão na Copa Libertadores, caso vença os argentinos por 2 x 0, o Nacional também está envolvido na disputa da final do Campeonato Uruguaio. A partida será realizada neste domingo e o adversário será o Defensor Sporting, algoz do Boca Juniors na competição sul-americana. No primeiro duelo as equipes empataram por 1 x 1.
FICHA TÉCNICA - ACIONAL (URU) X ESTUDIANTES (ARG)
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 1; de julho de 2009, quarta-feira
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Assistentes: Emigdio Ruiz e Nicolas Yegros (ambos do Paraguai)
NACIONAL: Rodrigo Muñoz; Matías Rodríguez, Mauricio Victorino, Sebastián Coates e Adrián Romero; Diego Arismendi, Oscar Morales, Federico Domínguez e Marcelo Lodeiro; Marcos Mondaini e Santiago García
Técnico: Gerardo Pelusso
ESTUDIANTES: Mariano Andújar; Christian Cellay, Rolando Schiavi, Leandro Desábato e Germán Ré; Enzo Pérez, Rodrigo Braña, Matias Sánchez e Leandro Benítez, Gastón Fernández e Mauro Boselli
Técnico: Alejandro Sabella