postado em 01/07/2009 11:24
Contratado com o objetivo de recolocar a seleção masculina nos Jogos Olímpicos, o espanhol Moncho Monsalve já estabeleceu uma data para deixar o cargo. O treinador pretende se afastar do time brasileiro após a disputa do Mundial de 2010, na Turquia, independente do resultado.
"Depois da Turquia, eu encerro. Outra coisa é o trabalho com técnicos jovens e jogadores jovens, mas não mais em times nacionais", afirmou Monsalve na noite desta terça-feira, após participar da festa de premiação do Novo Basquete Brasil (NBB), em São Paulo.
O time nacional masculino não participa de uma edição dos Jogos Olímpicos desde Atlanta-1996, quando ainda contou com Oscar na equipe. Substituto de Lula Ferreira no comando da seleção, Monsalve não teve sucesso na disputa do Pré-Olímpico Mundial de Atenas, realizado no ano passado.
Atualmente em São Paulo, o espanhol treina o grupo que participará de três torneios no exterior até o começo de agosto. No próximo dia 13, ele convoca o elenco para a disputa da Copa América, torneio que oferece vagas no Mundial da Turquia. Os astros da NBA, Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão, são esperados.
Monsalve não apenas anunciou sua saída em 2010, como também já tratou de indicar um substituto. "Espero que o (José) Neto (seu auxiliar) seja o técnico desse País. Acho que ele tem uma condição extraordinária em tudo. O Neto é muito mais importante do que eu. Hoje em dia, ele já é muito mais importante que eu", disse.
Auxiliar técnico do time adulto desde 2004, Neto ficou lisonjeado e prometeu aceitar um eventual convite para assumir o cargo. "Eu fico contente com essa declaração de um técnico experiente e capacitado como ele. Esse é o sonho de qualquer treinador e nunca diria 'não' ao meu país. Respeito muito o trabalho do Moncho e fico com ele até quando ele quiser", disse.