Superesportes

Da guerra da bola entre Grêmio x Cruzeiro, sairá o finalista brasileiro da Libertadores

postado em 02/07/2009 08:00
Com os times reforçados e deixando as confusões em segundo plano, Grêmio e Cruzeiro esperam realizar mais um duelo empolgante, nesta quinta-feira, em Porto Alegre. Do confronto no Olímpico sairá o representante brasileiro na decisão da Taça Libertadores. A vantagem para a partida marcada para as 21h50 (de Brasília) é dos mineiros, que venceram o jogo em Belo Horizonte por 3 x 1.

É a hegemonia brasileira no principal torneio do futebol Sul-americano. Nesta década, o futebol do país só não colocou um clube na decisão do torneio em duas oportunidades (em 2001 e 2004). A batalha será dura e árdua, principalmente pelo fato de os times virem mais completos do que nos primeiros 90 minutos.

No jogo de ida, o Cruzeiro teve vários atletas em campo no sacrifício. Contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, foi preciso mesclar reservas e juniores para chegar a esta quinta-feira em condições de escalar um time capaz de encarar o Grêmio de frente no Estádio Olímpico.

Tudo leva a crer que o objetivo foi atingido. Jogadores que estavam debilitados na semana passada, como os zagueiros Leonardo Silva e Thiago Heleno, agora estão recuperados. O lateral Gerson Magrão e o atacante Thiago Ribeiro saíram do departamento médico e podem atuar, nem que seja por tempo limitado.

Contudo, o principal reforço vem da África do Sul e garante que já não está mais com a cabeça na seleção. "Eu entro com uma motivação imensa, é semifinal de Libertadores. Não só eu, mas todos os companheiros também pensam assim. Vou procurar me doar, me empenhar ao máximo, para realmente ajudar o Cruzeiro a passar para as finais, para que eu possa ficar mais dois jogos", promete Ramires, que está negociado com o Benfica e embarca para Portugal após o fim da Libertadores.

No Grêmio o reforço é somente um e também estava na seleção. Porém, diferente de Ramires, o goleiro Victor não atuou um minuto sequer com a camisa "canarinho". "Não joguei, mas estava treinando sempre. Estou pronto para a decisão", afirmou o camisa 1 tricolor. Ele terá papel fundamental no duelo desta quinta, pois não sofrer gols também será importante.

Entretanto, marcá-los é a prioridade gremista. São necessários pelo menos dois gols, caso não tenha a defesa vazada. Um tento cruzeirense fará o Grêmio ter que vencer por três gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.

Contudo, ir às redes tem sido um grande problema no Olímpico. As oportunidades desperdiçadas viraram a tônica da equipe de Paulo Autuori. Apesar da pouca efetividade, o comandante mostrou serenidade ao tratar do tema.

"As coisas estão sendo bem feitas. Estou satisfeito da maneira como o Grêmio tem tentado fazer as coisas. Não tem conseguido, essa é a realidade. A postura da equipe dos dois últimos jogos me deixa perfeitamente tranquilo", analisou Autuori.

Para tentar melhorar a fase, o ataque terá uma mudança. Depois de tanto lobby da torcida, finalmente Herrera será titular ao lado de Maxi López. Alex Mineiro, cujo momento foi taxado de "pouco propício" por Autuori, ficará no banco de reservas.

Naturalmente, todos no Cruzeiro sabem da força que o Grêmio tem quando joga em casa. Aliás, é quase sempre assim na principal competição do continente: estádios lotados empurrando o time local. Mesmo assim, o atacante Kléber acha que a vantagem de 3 a 1 tem tudo para prevalecer sobre a do mando de campo, desde que a Raposa jogue com inteligência.

"A gente sabe que a pressão vai ser grande, que eles vão vir para cima, provocar. Mesmo se não fosse jogo de Libertadores, ia ser difícil, mas a gente pode usar isto a nosso favor também; tocar a bola, segurar, saber que a diferença é nossa. A gente joga por um resultado, acho que se a gente trabalhar a bola e começar a irritar (o Grêmio), a torcida vai começar a pegar no pé (dos jogadores gaúchos)", acredita o Gladiador.

A direção do Grêmio e a polícia gaúcha tomaram todas as providências para que os cruzeirenses não enfrentem problemas em sua estadia em Porto Alegre. O clima segue pesado. A confusão entre Elicarlos e Maxi López, que teria insultado com palavras racistas o meio-campista do Cruzeiro, ainda ressoa. Muitos gremistas não engolem o fato. A motivação é total, mas o Tricolor não quer exagerar a dose.

"Não podemos transformar essa energia em pensamento positivo demasiado. Temos que respeitar alguns limites. É importante ressaltar os torcedores, mas não podemos esquecer de jogar futebol", lembrou o capitão Tcheco.

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO x CRUZEIRO

Data: 2 de julho de 2009, quinta-feira
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Assistentes: Abraham González e Humberto Clavijo (ambos da Colômbia)

GRÊMIO: Victor; Willian Thiego, Léo, Rever e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza; Herrera e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

CRUZEIRO:
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gerson Magrão (Fabinho); Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kléber
Técnico: Adilson Batista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação