Superesportes

Alex é o único garantido

Do time deste ano, só o ala que liderou a campanha do vice-campeonato do NBB está com presença garantida na próxima temporada

postado em 02/07/2009 09:42
Dos 13 jogadores que disputaram a final do Novo Basquete Brasil pelo Universo, só o ala Alex, craque do time, está confirmado para a próxima temporada. Todos os demais, inclusive o técnico Lula Ferreira, dependem de uma equação complicada. Nela, pesarão variáveis como patrocínio, salário, planejamento e estratégia. O desmanche da equipe que empolgou a cidade é possível.

No NBB, Alex fez 796 pontos em 41 jogos"Por enquanto, o Alex é a única certeza absoluta", diz Jorge Bastos, diretor de basquete da Universidade Salgado de Oliveira, mantenedora da equipe. Ele agendou para os próximos dias uma série de reuniões com cada um dos jogadores para discutir quem sai e quem fica. Há especulações e informações de bastidor por todos os lados.

A ideia da diretoria é remontar em Brasília o time campeão brasileiro de 2007. Para isso, o armador Nezinho (Limeira) e o pivô Alírio (Flamengo) estariam na lista de contratações. Outra promessa é trazer um pivô forte, como Baby, do Flamengo, que esteja atuando no exterior.

A grande dificuldade é financeira. Bastos garante que o orçamento destinado pela universidade ao basquete será mantido. Mas, nos bastidores, diz-se que a verba para este ano será cerca de 30% menor. Por isso, o elenco teria de ser revisto. Uma das soluções em vista é a chegada de patrocinadores para bancar os salários de dois ou três dos jogadores que mais pesam na folha do time.

Do ponto de vista eminentemente esportivo, as mudanças serão muitas, garantem pessoas ligadas à diretoria da universidade. Quatro atletas já teriam saída certa e outros quatro estariam chegando. Três dos cotados para deixar a equipe são o armador Valtinho e os pivôs Estevam e Brasília. Estes vieram do Uberlândia (MG), equipe do triângulo mineiro, mantida pela mesma universidade que sustenta o Universo.

O Uberlândia participou do campeonato nacional com relativo sucesso até 2007. Foi desativado, mas está sendo retomado. Com a reabertura da equipe, os dois pivôs que hoje defendem o Universo regressariam às origens.

Já Valtinho, um dos principais nomes do time candango, confirma que há a possibilidade de voltar ao Uberlândia, onde jogou por seis anos. Mas diz que ainda não foi informado. "Não estou sabendo de nada. Tivemos uma reunião na segunda. Eles falaram que iam ligar. Estou esperando."
[SAIBAMAIS]
Estevam é mais enfático. "Minha intenção é ficar." O pivô diz que tem sondagem do Uberlândia, "mas muita coisa pode acontecer". A preferência pela capital está relacionada ao fato de ter se adaptado à cidade e à participação do time em competições internacionais - algo que os mineiros não poderão fazer pelo menos até o próximo ano.

ALEX

Posição: Ala
Altura: 1,88
Idade: 29 anos

Clubes:
San Antonio Spurs (NBA)
New Orleans Hornets (NBA)
Macabbi Tel Aviv (Israel)
Assis (SP)
Santa Rita do Passa Quatro (SP)
São José do Rio Preto (SP)
COC/Ribeirão Preto (SP)

Principais títulos:

Em clubes:
Campeão da Liga das Américas ; Universo BRB (2009)
Campeão Brasileiro ; Universo BRB (2007)
Vice-campeão Europeu ; Macabbi Tel Aviv, de Israel (2008)
Campeão Brasileiro ; COC Ribeirão (2003)

Na Seleção:
Campeão da Copa América (2005)
Campeão Pan-Americano (2003)
Campeão Sul-Americano (2003)

Estatísticas no NBB:
Jogos: 41
Pontos: 796

Percentual de acerto nos arremessos:
3 pontos 31%
2 pontos 65,5%
Lance livre 73,6%

Rebotes: Média de 5,4 por jogo

Leia mais na edição desta quinta-feira do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação