postado em 02/07/2009 16:52
Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé estará presente em Abuja, na Nigéria, onde será realizada a Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos da África, que visa apresentar a candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Além do 'Rei do Futebol', estarão presentes na comitiva brasileira o ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, o secretário geral Rio-2016, Carlos Roberto Osório e o medalhista olímpico Robson Caetano.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, já defendeu a candidatura do Rio de Janeiro na Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos das Américas em outubro do ano passado, no México. Na África, o ex-jogador de futebol espera ter tanto sucesso como cartola quanto como camisa 10.
[SAIBAMAIS]"Em 1967, joguei na Nigéria com a camisa do Santos e este foi um dos grandes momentos da minha carreira. A ascensão da África no futebol e no atletismo representa um dos maiores progressos esportivos que já vi. Por isso, é uma oportunidade especial visitar a Nigéria, testemunhar essas mudanças e explicar como os Jogos Olímpicos Rio-2016 podem contribuir para esse desenvolvimento", comentou Pelé.
Mais político, Carlos Arthur Nuzman fez mais questão de lembrar os laços fortes entre Brasil e os países da África. "Esta semana, a participação do presidente Lula na reunião da Cúpula da União Africana, na Líbia, mostra que temos um forte relacionamento de cooperação e comércio. Queremos mostrar que os Jogos Olímpicos podem ser realizados em todos os continentes. A escolha do Rio de Janeiro como sede do evento em 2016 seria um forte sinal desta possibilidade para todas as regiões, incluindo a África", projetou o presidente do Comitê Rio-2016.