postado em 02/07/2009 21:28
A Liga Nacional de Basquete (LNB), que organizou a primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB), anunciou nesta quinta-feira (2/7) a intenção de reivindicar mais uma vaga na Liga das Américas. De acordo com a Fiba Américas, entidade que regula o esporte no continente, os dois melhores colocados no nacional recebem a vaga, mas o êxito recente dos brasileiros nas competições continentais pode beneficiar mais um clube.
Flamengo e Universo/BRB/Financeira Brasília têm presença garantida, já que terminaram o NBB como campeão e vice, respectivamente. No entanto, o time brasiliense é o atual campeão da competição, garantindo previamente sua vaga. Desta forma, o terceiro colocado Pitágoras/Minas terminou como beneficiado.
[SAIBAMAIS]A questão exaltada pela LNB está no fato de o Flamengo ser o campeão da Liga Sul-americana, outra competição continental que dá ao seu vencedor uma vaga na Liga das Américas. Por isso, a exigência de mais um posto na competição, que pertenceria ao quarto colocado do NBB, Ciser/Araldite/Univille/Joinville.
"Os times brasileiros tiveram mérito. Se Flamengo e Universo se classificaram pela posição deles nas Américas, é justo termos nossas duas vagas", argumentou Sérgio Domenici, gerente geral da LNB. A Fiba Américas deverá ser acionada pela entidade para poder estudar o caso.