postado em 03/07/2009 09:46
O destino das quatro duplas brasileiras classificadas às oitavas de final do Campeonato Mundial de vôlei de praia foi favorável a três delas. Nesta sexta-feira, Talita/Antonelli, Juliana/Larissa e Ana Paula/Shelda avançaram com vitórias por 2 x 0, enquanto que Maria Clara e Carol foram eliminadas em três sets.
Vivendo grande fase na temporada 2009, Talita Antunes e Maria Antonelli vêm fazendo jus ao status de cabeças-de-chave número dois do torneio disputado em Stavanger, na Noruega. Contra as belgas Van Breedam e Mouha, não houve muito trabalho para as canarinhas, que aplicaram um duplo 21/15 e enfrentam nas quartas as irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwaiger, ainda nesta sexta.
Caso passem mais uma rodada, Talita e Antonelli podem fazer um confronto nacional nas semifinais com Juliana e Larissa. Para isso acontecer, as atuais campeãs pan-americanas precisam vencer as holandesas Van Iersel e Keizer. Na última manhã, as brasileiras mais experientes venceram as chinesas Xue e Zhang por 21/16 e 21/17.
Curiosamente, Van Iersel e Keizer foram as responsáveis pela única derrota verde e amarela na fase de oitavas de final. Em partida que se estendeu por 1h08, as europeias ganharam de Maria Clara e Carol de virada: 19/21, 21/19 e 15/13.
Última dupla brasileira a entrar em quadra nesta sexta, Ana Paula e Shelda precisaram suar muito para chegar à próxima fase. Tendo pela frente Zhang Xi, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, e Huang, jovem de 1,92 m e apenas 16 anos, as atuais campeãs do Circuito Mundial de vôlei de praia anotaram 22/20 e 21/16. No primeiro set, as chinesas chegaram a ter vantagem de 18/16 antes de ceder às favoritas, que encaram agora as norte-americanas Branagh e Youngs ou as georgianas Saka e Rtvelo.