Superesportes

Chicão está perto de dançar o fado

postado em 04/07/2009 12:14

São Paulo - Quando o técnico Mano Menezes foi às compras no início de 2008 para montar o grupo que teria a missão de tirar o Corinthians da Série B e trouxe Chicão, o zagueiro que até então jogava no Figueirense chegou ao Parque São Jorge sob olhares desconfiados. Um ano e meio depois, três títulos e 24 gols, muitos deles decisivos, o zagueiro-artilheiro que dividiu a braçadeira de capitão com Willian está perto de deixar o clube. O Benfica está de olho nele. E não é de hoje: desde maio o clube português tenta contratar o jogador.

Batizado de Anderson Sebastião Cardoso, ele ganhou o apelido de Chicão logo no início da carreira por ter um estilo de jogo parecido com o do volante que se consagrou no São Paulo, no Atlético-MG e na Seleção Brasileira nos anos 70 e 80. Chicão volante e Chicão zagueiro são dois exemplos de raça, liderança e disposição em campo.

Revelado no Mogi Mirim, e com passagens por Portuguesa Santista, América-SP, Juventude e Figueirense antes de chegar ao Corinthians, o zagueiro ainda é dono de uma precisão nas bolas paradas digna de deixar qualquer centroavante no chinelo. A sua média é tão boa que se compara à de Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos do Timão. Dos 206 gols que Marcelinho fez com a camisa alvinegra 51 foram de bola parada. Já Chicão fez 24 gols, sendo seis em cobranças de faltas. Os dois jogadores têm média de um gol de falta a cada quatro gols.

A eficácia do zagueiro no ataque é tão grande que ele foi o artilheiro da equipe no Paulistão ao lado de Ronaldo, com 8 gols, e na Copa do Brasil, com 3 gols, junto com o lateral André Santos. Além dos títulos com a equipe, recebeu premiações de melhor zagueiro na Série B 2008 e no Campeonato Paulista deste ano.

O presidente Andrés Sanches já admitiu que o Corinthians precisa vender jogadores para colocar dinheiro em caixa e quitar dívidas. Os três títulos conquistados em sete meses valorizaram o elenco. Especulações sobre propostas e sondagens de clubes do exterior não faltam. Além de Chicão, André Santos, Elias, Cristian e Dentinho também estão cotados para deixar o clube. Mas é sobre o lateral da Seleção Brasileira André Santos e Chicão que o assédio é maior.

No fim do jogo contra o Internacional que consagrou o alvinegro como tricampeão da Copa do Brasil, Chicão comentou a importância de conquistar campeonatos: ;Quando você vem para o Corinthians tem que brigar por títulos. Brigamos para conquistar o Paulista e a Copa do Brasil, e agora vamos atrás do Brasileirão;, garantiu. Mas talvez o jogador não fique no Corinthians para levantar mais uma taça.

Chicão Nome completo: Anderson Sebastião Cardoso
Altura: 1,80m
Peso: 81kg
Data de nascimentoo: 3/06/1981
Cidade: Mogi Guaçu-SP
Clubes: Mogi Mirim (2000-2003), Portuguesa Santista-SP (2003-2004), América-SP (2004-2005), Juventude (2005), Figueirense (2006-2007) e Corinthians (desde 2008)
Contrato: Até 31/12/2010

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação